Cirurgião dentista dá dicas de saúde bucal

imagem: divulgação

Parceiro da campanha Sorrir Muda Tudo, Dr. Maria Cappellette afirma que escovar os dentes corretamente é uma das formas de neutralizar bactérias e manter a saúde durante a quarentena

Uma das formas mais importantes no combate ao coronavírus sem dúvida nenhuma é a higiene geral que deve ser realizada diariamente. Na contenção contra a disseminação do vírus no mundo, infectologistas, pneumologistas, cientistas e especialistas em saúde pública recomendam o isolamento social, além da importância de lavar as mãos a cada contato com o mundo externo. Mas, vale lembrar que segundo os cirurgiões-dentistas, o maior índice de contaminação também chega através da boca. 

Por outro lado, a conexão entre a saúde bucal e o bem-estar geral das pessoas são fundamentais para evitar complicações futuras caso exista diagnóstico positivo de COVID-19. O Presidente da ABO SP (Associação Brasileira de Odontologia), cirurgião-dentista, conselheiro e apoiador da campanha Sorrir Muda Tudo, Dr. Mário Cappellette Junior.

“Conscientizar todos os cidadãos sobre os fatores de risco e promover bons hábitos de higiene oral são necessários neste momento de isolamento social no Brasil.  A boca desempenha importantes funções que repercutem na saúde do organismo como um todo e muitos não sabem disso por pura falta de informação. Uma boa higiene bucal diminui o risco de problemas bucais e dentários”, afirma o cirurgião dentista

Seguem algumas dicas importantes do setor da odontologia para a população brasileira:

  • Lavar as mãos é o primeiro passo básico para iniciar uma excelente higienização. Nunca começar a escovação dos dentes sem esse procedimento básico, que é universal no sistema de saúde mundial. É recomendado também fazer a escovação três vezes ao dia, principalmente antes de dormir, pois durante o sono o fluxo salivar diminui, deixando a boca mais seca.
  • Se puder, utilizar fio dental toda vez que for escovar os dentes, antes da escovação. Isso evita que restos alimentares se aglomerem entre os dentes.
  • Usar sempre um enxaguante bucal para auxiliar na limpeza da boca após a escovação. Utilizar conforme orientação do cirurgião-dentista, sempre que for necessário.
  • Uma visita periódica ao cirurgião-dentista a cada 6 meses é o ideal. Lembre-se que a boca é um dos maiores órgãos de contaminação por bactérias.
  • Fazer tratamento imediato de qualquer lesão dentária ou em tecidos moles bucais como: lesões, manchas, placas esbranquiçadas ou pequenos machucados. Isso evita problemas futuros e um diagnóstico e acompanhamento ao cirurgião-dentista.
  • Manter alimentação saudável, evitando alimentos que facilitam o surgimento de cáries como a ingestão de sucos ácidos, alimentos processados, refinados ou em forma de carboidratos. 

Sorrir Muda Tudo é uma ação que visa propagar a mensagem da  importância  e o cuidado com a saúde bucal para a saúde como um todo. Nesse projeto, estão agregadas outras instituições e associações ao movimento de conscientização e valorização da saúde bucal. São eles: APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas), ABO (Associação Brasileira de Odontologia), CFO (Conselho Federal de Odontologia) e CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo). A campanha conta ainda com o patrocínio das empresas Morelli, Neodent, Colgate, Dental Cremer, Dentsply Sirona, Dental Speed, Conexão Digital Implant e S.I.N. Implant System.

Redação Sampa

Compartilhe com os amigos:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Fique por dentro

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades que a redação da Sampa prepara pra você

Veja também

Posts Relacionados

O ventre

No último dia 25, foi comemorado o Dia da África. Que não é um dia festa, mas de reflexão, daquilo que é o continente para

Scroll to Top