Cultura

cuicas
Cuíca: Um instrumento peculiar

A cuíca, conhecida na Angola como Pwita, é um instrumento parecido com tambor. Possui uma haste de bambu presa no centro da membrana, que reveste a parte externa do instrumento. A origem é incerta: muitos dizem que é um instrumento africano, outros dizem que ela já existia no Egito antigo. Há indícios que a cuíca …

Cuíca: Um instrumento peculiar Leia mais »

WhatsApp-Image-2021-04-23-at-16.38.19
4° edição do Favela Jazz Festival chega ao fim

Realizado em território periférico, trazendo cultura, arte e conhecimento o festival terá seu último dia de evento neste domingo (25), com direito a filme de encerramento e com a presença do grupo ‘O Universo Percussivo Baiano‘ Atuando desde 2014 nas ruas de São Paulo e Rio de Janeiro, o ‘Jazz na Kombi’ vem promovendo o …

4° edição do Favela Jazz Festival chega ao fim Leia mais »

WhatsApp-Image-2021-04-18-at-21.17.29-2
Pinacoteca prepara conteúdo para o meio online

Fechado até o dia 24 de abril, museu recorre ao meio online, com tour virtual pelos corredores onde é possível ver as obras em detalhes Por conta do agravamento da pandemia de Covid-19, museus do estado de São Paulo tiveram de fechar suas portas para o público. Tendo a abertura apenas no dia 24 de …

Pinacoteca prepara conteúdo para o meio online Leia mais »

WhatsApp-Image-2021-04-13-at-15.27.11
O centenário de Dona Ivone Lara, a Dama do Samba

Conheça a história da mulher que quebrou barreiras no samba Yvonne da Silva Lara, Dona Ivone Lara, nasceu no dia 13 de abril de 1921, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela era a primogênita da costureira Emerentina Bento da Silva e José da Silva Lara, mecânico de bicicletas, cujo tinham vocação musical, …

O centenário de Dona Ivone Lara, a Dama do Samba Leia mais »

prudence
‘Festival Afrikanse’ realiza edição online com artistas africanos e brasileiros

Evento conta com giras de conversas, vivências artísticas e o tradicional sarau Afrikanse Tendo início na próxima terça-feira (13), o ‘Festival Afrikanse’ realizará uma edição online, que será transmitida através do Facebook do Núcleo Coletivo Das Artes e do canal do Youtube das Edições Afrikanse. Com exibição a partir das 16h, o evento conta com …

‘Festival Afrikanse’ realiza edição online com artistas africanos e brasileiros Leia mais »

building-102840_1280
Museu do Louvre libera acervo em exposição online

De forma online e gratuita, estima-se que três quartos de seu arquivo foram liberados digitalmente, incluindo obras que estavam armazenadas Sendo um monumento histórico e considerado o maior museu do mundo, o Museu do Louvre, que atualmente se encontra fechado devido a pandemia, aproveita o fechamento para fazer reformas e recorre ao meio online e …

Museu do Louvre libera acervo em exposição online Leia mais »

WhatsApp-Image-2021-04-05-at-23.07.23
“500 ANOS DE UM GÊNIO”: Depois de meses, a exposição em comemoração aos 500 anos de Leonardo da Vinci chega ao fim

Considerada a investigação mais completa e detalhada, sendo tudo online, a exposição conta a trajetória do artista Em comemoração aos 500 anos de Leonardo da Vinci, no MIS Experience, a exposição que foi considerada a investigação mais completa e detalhada sobre o trabalho do polímata a itinerar pelo mundo, chega ao fim nesta quarta-feira, dia …

“500 ANOS DE UM GÊNIO”: Depois de meses, a exposição em comemoração aos 500 anos de Leonardo da Vinci chega ao fim Leia mais »

unesp-1
Unesp realiza 3° Feira do Livro

Esse ano, o evento virtual terá 2 dias a mais que a última edição No período de 05 a 11 de abril acontecerá a III Feira de Livros da Unesp, de maneira online e, com isso, abrangência nacional. Dessa maneira, o evento contará com dois dias a mais do que na edição do ano passado. …

Unesp realiza 3° Feira do Livro Leia mais »

nhonho
‘Casarão de Nhonhô Magalhães’ ganha obra e tem exposição online

Contando a história do Casarão, obra Nhonhô inaugura projeto do Videobrasil Em exposição no VB (Videobrasil), “Casarão de Nhonhô Magalhães” é reconstruído artificialmente. Sendo o primeiro projeto de obra para o ambiente digital “Nhonhô”, pelas artistas Giselle Beiguelman e Ilê Sartuzi, a obra fala sobre o bairro Higienópolis, lugar onde se localiza a Casa Grande. …

‘Casarão de Nhonhô Magalhães’ ganha obra e tem exposição online Leia mais »