Colunista | Derlys Acosta

Brasão Brasil de Santos - Facebook agremiação
1954 – Deu praia no carnaval de São Paulo

  Para começar diferente minha coluna dessa semana, vou aqui introduzir uma parte de uma letrade música e, após, fazer uma pergunta: “Eu quero ver, você chegar  Irmanando a multidão vem pra firmar, Brasileirar Brasil é raça é tradição (eu quero ver)” Você reconhece esse trecho, cantado ao som da “Bateria Feitiço Brasileiro”? Bem, se …

1954 – Deu praia no carnaval de São Paulo Leia mais »

texto_Derlys
A verdadeira zona do carnaval paulistano

Mapa São Paulo – Secretaria Municipal de Planejamento Urbano de São Paulo  Para abrir o texto com estilo, já vamos logo com um cliché: contra fatos, números e provas não há argumentos. E é partindo dessa premissa que agora, para maio de 2020, consigo cravar: a zona norte de São Paulo é aquela com o …

A verdadeira zona do carnaval paulistano Leia mais »

mitologia-casal-SuperInteressante
Tupy or not tupy, no carnaval de São Paulo você fala Guarani

    Talvez algum professor de linguística que agora está lendo esse título pode ficar um pouco incomodado com a escolha das palavras, porém essas foram utilizadas para fazer uma referência ao famoso “Manifesto Antropófago”, de Oswald de Andrade e alguns artistas modernistas, e um outro motivo um pouco menos nobre, que é para conseguir …

Tupy or not tupy, no carnaval de São Paulo você fala Guarani Leia mais »

icon981668_ 001
Quando o carnaval foi adiado

Prezados leitores, antes de qualquer coisa cabe a mim destacar que na presente coluna, muito embora o título, não buscarei profetizar sobre os rumos que tomarão os próximos carnavais, por conta da pandemia que está assolando o mundo. A intenção desse texto é relembrar os anos em que a maior festa popular desse país sofreu …

Quando o carnaval foi adiado Leia mais »

Peruche1
Quem é você, Peruche?

Ao se deparar você, caro leitor, com tal questionamento, creio eu que seus pensamentos o remeterão para as conexões mais próximas possíveis ao samba paulistano, no caso o Parque Peruche e a escola de samba que carrega seu nome, Unidos do Peruche.  E não haveria de ser diferente, convenhamos. Seguindo uma ordem cronológica, a primeira …

Quem é você, Peruche? Leia mais »

89635506_2944169458981991_704999021709623296_o-1
Velha Guarda: “ESTAMOS VELHOS, MAS AINDA NÃO MORREMOS”

Com essa contundente frase, extraída do hino da Velha Guarda da Portela, solicito a devida permissão para falar um pouco sobre essas emblemáticas senhoras e emblemáticos senhores, peças fundamentais das escolas de samba e do próprio Carnaval. É bem verdade que a fundação das agremiações remonta para, os cada vez mais longínquos anos 20 e …

Velha Guarda: “ESTAMOS VELHOS, MAS AINDA NÃO MORREMOS” Leia mais »