Colunista | Aquiles da Vila

WhatsApp-Image-2020-09-02-at-00.42.55
Lourival morreu de amor. Vai Lourival, vai, vai…

Amou incondicionalmente tudo e a todos, mas excesso de amor dói e mata. É muita entrega e pouca troca. Amar muitas vezes é uma via de mão única e nos mutila em fatídicas doses homeopáticas. Foi amor em proporções históricas e irretribuível. Contrariando ao clássico, Lourival não está dormindo e também não foi sorrindo. Lourival …

Lourival morreu de amor. Vai Lourival, vai, vai… Leia mais »

0908colunaaquiles
QUEM OUSA VENCE!!!

Imagem do fatídico desfile de 2005 onde uma das maiores instituições do samba – a velha guarda da Portela – não desfilou. É de uma reflexão enorme.Ironicamente, uma frase que só poderia partir da maior campeã do carnaval carioca, numa noite em que apresentou talvez uma das suas maiores tragédias.A história da agremiação é rigorosamente …

QUEM OUSA VENCE!!! Leia mais »

aquiles2107
A OITAVA ARTE

Há cem anos homens negros cariocas organizavam-se para a execução de um cortejo musical. Reunidos em prol do samba, propunham cantantes em movimento, vestidos pela mesma bandeira.A música foi tomando corpo e passou a contar histórias que hoje podemos chamar de enredo.Cada vez mais organizadas e com maiores contingentes, as “escolas” tiveram que dividir esses …

A OITAVA ARTE Leia mais »

foto Grazzi Brasil
GRAZZI BRASIL É UM BRASIL QUE DEU CERTO

Grazzi Brasil é um Brasil que deu certoSurgiu num inesperado amanhãE feito Iansã, fez tempestade em céu abertoGrazzi é um Brasil sem escravosGrazzi não tem senhor. Grazzi é libertaçãoGrazzi é a voz preta desse nosso povãoGrazzi é a bela vista de um paraísoÉ muito mais que issoO que Grazzi fez aqui, foi refletir lá no …

GRAZZI BRASIL É UM BRASIL QUE DEU CERTO Leia mais »

2605aquiles40-anosimagem
SÃO 40 ANOS DE AVENTURA

Imagem Ilustrativa A canção hino que carrega o título “ 40 anos “, dos mestres Altay Veloso e Paulo César Feital, marcou época e a carreira de muitos artistas. Veloso e Feital, conhecidos pela primazia em abordagens incríveis sobre o cotidiano, também são craques em falar desse Brasil. Impressiona a forma como a música retrata …

SÃO 40 ANOS DE AVENTURA Leia mais »

WhatsApp-Image-2020-05-16-at-03.58.41
Abriu a porta da senzala – Fogo neles

Arquivo Acadêmicos do Tatuapé Abrir qualquer porta é abrir horizontes, desbravar conhecimento e sobretudo gerar oportunidades. Quando abrimos a porta da senzala, é muito mais que isso – é escancarar tudo aquilo que está preso dentro das amarras desse mundo tão sombrio. Dono desse “grito”, o intérprete Celson Mody não apenas convoca a sua comunidade …

Abriu a porta da senzala – Fogo neles Leia mais »

aldir-blanc
A Aldir Blanc, com carinho

Quando morre um letrista, choram todas as melodias. Choram também Marias e Clarices, Choro eu. Choramos todos os brasileiros. Entre cantos e chibatas, derramou poesia até inundar nossos porões. O mestre-sala dos mares foi navegar ao encontro de tantos outros que já fizeram a travessia. Por muito tempo equilibrou-se na corda bamba de sombrinha, mas …

A Aldir Blanc, com carinho Leia mais »