De olho nos quesitos #4 – Justificativas do Carnaval 2020.

Demorou um pouco mais que o normal, mas o importante é que finalmente saíram as justificativas do carnaval paulistano 2020, um documento de 1664 páginas, disponibilizado pela LIGA-SP em seu site, e é claro que vamos ao longo das próximas colunas decifrar cada detalhe deste documento.

Foram 33 escolas julgadas nos três grupos administrados pela LIGA, lembrando que a Independente Tricolor não foi analisada, devido ao incêndio que destruiu o barracão da escola.

Ao todo foram 1174 notas emitidas pelos jurados, e só não foram mais pois um dos julgadores no grupo especial teve suas notas canceladas, devido ao seu comportamento inadequado durante as apresentações.

Logo após a divulgação das justificativas para as escolas, algumas agremiações apresentaram a sua parte do documento em suas redes sociais e diversas polêmicas surgiram, agora com acesso ao documento na íntegra vamos poder debater esses pontos aqui na coluna.

Para começar, escolhi o que para mim foi a principal polêmica levantada: “Teria a LIGA feito e leitura errada da nota de bateria da Colorado do Brás”?

Sim, as pessoas mais atentas notaram uma divergência entre o nome do jurado, Paulo Moraes, lido pelo locutor oficial, e a nota emitida pelo mesmo para a Colorado. A polêmica começou, pois, a nota lida foi 9,8 para a Colorado e 9,8 para a Pérola, as únicas notas diferentes de 10 desse jurado, mas nas justificativas, apareceram notas 10 para as duas escolas, então o que aconteceu? Teria a LIGA divulgado a nota errada?

O erro foi mais simples do que a polemica, na hora da apresentação das notas o locutor, apresentou o nome de um jurado, Paulo Moraes, e leu as notas de outro jurado, Eduardo Fraga Túlio, isso foi possível de se notar ao comparar não só as notas da Colorado e da Pérola, como também as notas da Barroca Zona Sul e da X-9 Paulistana, que aparecem notas 10 em um dos jurados e 9,9 em outro.

Portanto nesse caso, sem nenhuma teoria da conspiração, houve apenas um erro simples que não era notado antigamente, mas hoje com o avanço da tecnologia e das redes sociais, podem ser notados muito rapidamente, por isso a importância da LIGA-SP, tornar publico as justificativas dando mais transparência a todo o processo.

Outros pontos foram levantados e vamos apresentar aqui na coluna, afinal são 1664 paginas e estamos de OLHO NOS JURADOS!

Lucas Torres

Redação Sampa

Compartilhe com os amigos:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Fique por dentro

Assine Nossa Newsletter

Fique por dentro das novidades que a redação da Sampa prepara pra você

Veja também

Posts Relacionados

O ventre

No último dia 25, foi comemorado o Dia da África. Que não é um dia festa, mas de reflexão, daquilo que é o continente para

Scroll to Top