AMESPBEESP

WhatsApp-Image-2021-05-14-at-16.30.36
Capítulo 5 ─ Faculdade do Samba

Assim, naquela noite fria de agosto, no famoso Vilão da Alegria, estava lotado, em sua maioria jovens, que despertariam com muita força para o samba a partir daquele 1974. Todos se integrando ao lado do Cardeal no propósito de criar uma escola de família, como o mestre falou, mais que uma escola, uma Faculdade do Samba. A …

Capítulo 5 ─ Faculdade do Samba Leia mais »

WhatsApp-Image-2021-05-06-at-10.39.45
Capítulo 4 ─ Senhor do Samba

José, era um homem incansável, um estudioso em cultura negra. Além da Presidência da Entidade, ele fazia pesquisa das histórias que o Cordão ia contar nas festas monísticas, assim foi se instruindo cada dia mais. Com esta dinâmica, era respeitado nas rodas dos homens pretos, muitos até mais letrado do que ele, mas por seu conhecimento e …

Capítulo 4 ─ Senhor do Samba Leia mais »

WhatsApp-Image-2021-04-27-at-17.19.27
Capítulo 3 ─ Viajando pelo Brasil

Chegou os anos cinquenta, José volta a Cruzília, que de pequena vila tinha se tornado uma cidade. No local, encontra a garota, que agora é moça, e se apaixona pela bela Ester, e em quatro meses de namoro, casa-se e traz sua amada para São Paulo. Nesta época, José estava muito envolvido com o Cordão e de …

Capítulo 3 ─ Viajando pelo Brasil Leia mais »

WhatsApp-Image-2021-04-19-at-16.36.00
Capítulo 2 ─ José e o Cordão

Janeiro de 1937, os meninos acordaram cedo e como era sábado, logo após o café, saíram para brincar, enquanto o pai, Sebastião, ligado nas notícias do rádio que falava do conflito armado na Europa, ali já se prenunciava anos de terror com a Segunda Guerra Mundial. No final daquele mesmo dia, os moleques brincando na calçada …

Capítulo 2 ─ José e o Cordão Leia mais »

WhatsApp-Image-2021-04-08-at-16.29.14
Capítulo 1 ─ José Menino

José, menino pretinho de pernas cinzentas, corre nas ruas empoeiradas de Cruzília, cidade localizada no sul do Estado de Minas Gerais. José nasceu em 1926, os pais já libertos, mas os avós maternos e paternos foram escravos. A mãe Laura e o pai Sebastião arrendaram um lote das terras do fazendeiro João Cruz Alta de Andrade, homem rico e poderoso …

Capítulo 1 ─ José Menino Leia mais »

amor de carnaval
Último Capitulo ─ Além Desta Vida

Elvira demorou para pegar no sono, acordou várias vezes em sobressaltos até que na madrugada apagou. Pela manhã, assistindo o noticiário da TV, a reportagem dizia, que na noite anterior, havia ocorrido um conflito de grandes proporções, entre os alunos e polícia justamente da faculdade onde Otávio estudava. Elvira ficou muito nervosa, mas achou que …

Último Capitulo ─ Além Desta Vida Leia mais »

WhatsApp-Image-2021-02-21-at-19.32.09
Capítulo 5 ─ Despedida

Na segunda-feira de Carnaval, os jovens se encontraram à tarde, entre risos e comentários sobre as atividades da noite interior. As horas passaram rapidamente, Otávio e Elvira, ficaram com o grupo até o início da noite. Depois, o jovem foi para a casa da namorada, onde se banhou e se aprontou para mais uma noitada de festa, a …

Capítulo 5 ─ Despedida Leia mais »

WhatsApp-Image-2021-02-14-at-19.15.56
Sem confetes, sem serpentinas

Em outros anos, lá vinha o malandro descendo o morro, saído das vielas com seu instrumento e cantarolando Em outros anos, lá vinha a nega veia de saia engomada toda branca, cantarolando Em outros anos lá vinha o passista e a cabrocha, saiam das favelas para o asfalto, cantarolando Em outros anos, o Sambódromo, as …

Sem confetes, sem serpentinas Leia mais »

amespbeesp
Capítulo 4 ─ Noites de Prazer

Saldanha da Gama, localizado no bairro do Gonzaga, era um clube frequentado pela classe média da cidade, mas, nas festas de Carnaval era aberto para toda sociedade santista, sócios ou não. Era a oportunidade de estarem presentes nos concorridos bailes, que começava na sexta-feira e ia até a noite de terça-feira, sempre com música ao vivo e muita …

Capítulo 4 ─ Noites de Prazer Leia mais »