Conheça algumas curiosidades sobre o Carnaval

Desfile da escola de samba Vai-Vai, em 2018. Foto: Divulgação/LigaSP

Que o Carnaval é uma das principais festas populares do Brasil todo mundo já sabe. Porém, há algumas curiosidades sobre o festejo que passam despercebido, mas que fazem com que a folia seja um grande espetáculo nos dias atuais. Pensando nisso, o Grupo Sampa reuniu algumas delas:

  • A palavra carnaval vem do latim carnem levare, que significa “abster-se, afastar-se da carne”. Esta palavra foi criada a partir da junção dos termos latinos carnis, que significa “carne”, e o verbo levare, que quer dizer “tirar”, “levar” ou “afastar.
  • O Carnaval foi iniciado no Brasil durante o período colonial, através da brincadeira “entrudo”, que tem origem portuguesa, porém era praticada pelos escravos. A brincadeira popular consistia em jogar água suja e urina nas pessoas, e foi proibida em 1841, porém a prática continuou até meados do século XX.
  • Em 1854, na cidade do Rio de Janeiro, ocorreu o desfile dos primeiros carros alegóricos movidos por tração animal, a fim de fazer uma festa elegante para substituir o “entrudo”. Os veículos eram puxados por burros enfeitados e eram lotados por foliões. De acordo com pesquisadores, o uso dos carros alegóricos inaugurou os desfiles de Carnaval.
  • Durante as primeiras manifestações carnavalescas, surgidas no século XIX, foi pensado em utilizar música enquanto aconteciam festas na rua (como a prática de jogar bexigas d’água em outras pessoas dias antes da Quaresma). Foi então que surgiu o ‘Zé Pereira’ com a introdução de instrumentos de percussão, como os bumbos, para reger a folia.
  • Em 1914, foi criado por Dionísio Barbosa o primeiro cordão carnavalesco, denominado ‘Cordão da Barra Funda’, que retornaria posteriormente, em 1953, como o cordão carnavalesco ‘Camisa Verde e Branco’. Na época, os homens do grupo saíam pelas ruas da região vestidos de camisas verdes e calças brancas.
  • Deixa Falar é considerada a primeira escola de samba do Brasil. A entidade com sede no bairro Estácio foi fundada em 12 de agosto de 1928 por Ismael Silva, Alcebíades Barcelos, Nilton Bastos, Edgar Marcelino dos Passos, Osvaldo Vasques e Sílvio Fernandes.
  • Em 1932 aconteceu o primeiro desfile de escolas de samba. O evento aconteceu na Praça Onze, no Rio de Janeiro e 19 agremiações se apresentaram ao público, podendo escolher três sambas cada. A escola campeã foi a Mangueira.
Deixe seu Comentário
Artigo de

Victoria Vianna