Sinfônica homenageia hino nacional brasileiro

Campinas, SP 13/4/2021 – Neste momento de profundas dificuldades, de temores, de agitação e intensa e lamentável divisão, o Brasil precisa lembrar daquelas coisas que unem a todos

A data remete à primeira ocasião em que o Hino Nacional Brasileiro foi executado: 13 de abril de 1831

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) lança, na manhã desta terça-feira, dia 13, Dia do Hino Nacional Brasileiro, uma homenagem musical à obra que é um dos quatro símbolos oficiais da República. O vídeo está disponível no canal Cultura Campinas do YouTube , no Facebook e no instagram .

A gravação disponibilizada foi feita em março de 2019, quando do início da temporada oficial da orquestra. Segundo o maestro Victor Hugo Toro, que também é o diretor artístico da OSMC, “neste momento de profundas dificuldades, de temores, de agitação e intensa e lamentável divisão, o Brasil precisa fortemente lembrar daquelas coisas que unem a todos os cidadãos e cidadãs. Uma delas é o hino nacional brasileiro, um hino patriótico, inspirador, cheio de fervor, de energia e de musicalidade e que na sua letra fala dos melhores valores que devem inspirar o caminho do Brasil e dos brasileiros”.

A data remete à primeira ocasião em que o Hino Nacional Brasileiro foi executado: 13 de abril de 1831, no Teatro São Pedro de Alcântara, na cidade do Rio de Janeiro. A autoria da música é do compositor Francisco Manuel da Silva (1795 – 1865). A letra de Osório Duque-Estrada (1870-1927) veio mais tarde. Foi composta em 1909. O Hino Nacional Brasileiro se tornou oficial durante as comemorações do centenário da Independência do Brasil, em 1922.

A orquestra
A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas foi a primeira instituição do gênero a surgir em uma cidade brasileira fora de capital de Estado. Documentos de 1929 comprovam que a Sinfônica de Campinas foi criada, formalmente, em 6 de outubro daquele ano, como Sociedade Symphonica Campineira.

Esses dados tornam a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas uma das mais antigas do País em atividade. O concerto de estreia foi no dia 15 de novembro de 1929, sob regência do maestro Salvador Bove. Desde então, a Orquestra encanta o público com obras de grandes compositores e privilegia o trabalho de artistas regionais. Em 1965, a instituição passou a ser mantida pela Prefeitura de Campinas.

Victor Hugo Toro
Nascido em Santiago do Chile, Victor Hugo Toro realizou estudos de regência orquestral e formou-se na Faculdade de Artes da Universidade do Chile. Foi vencedor do II Concurso Internacional de Regência Orquestral – Prêmio OSESP – Organizado pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e tem sido convidado a reger importantes orquestras. Além da OSESP, onde foi regente assistente e apresentou importantes peças do repertório universal junto a primeiras audições de repertório brasileiro, tem sido convidado a reger a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Sinfônicas de Campinas, Paraná, Porto Alegre, Bahia, Espírito Santo, Amazonas filarmônica, Orquestra do Teatro Massimo de Palermo e da Arena de Verona (Itália), Orquestra estável do Teatro Colón (Argentina), Sinfônicas do Sodre (Uruguai) e de Xalapa (México), além das filarmônicas de Montevidéu, Mendoza, Buenos Aires, Oltenia (Romênia), da Universidade Nacional Autônoma do México e de Xiamen (China), entre outras.

Além de desenvolver importante trabalho com orquestras jovens, Victor Hugo Toro é também compositor e suas obras têm sido interpretadas por diversos grupos sinfônicos e de câmara. Ele foi escolhido um dos 100 líderes jovens do Chile pelo jornal “El Mercúrio” e recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de São Paulo pelo seu trabalho em prol da música, a sociedade paulistana e o acercamento cultural entre Chile e Brasil.

Laureado pela Sociedade Brasileira de Artes Cultura e Ensino com a Ordem do Mérito Cultural “Carlos Gomes” no grau de comendador, recebeu de parte da Câmara Municipal de Campinas a medalha “Carlos Gomes” e a medalha “Samuel Lisman” de Artes, conferida pela Academia Campineira de Letras e Artes (ACLA) pelos relevantes serviços prestados à cidade. Foi regente principal da Orquestra Sinfônica do SODRE, no Uruguai, regente residente da Companhia Brasileira de Ópera e assessor da direção artística do Teatro Municipal de São Paulo. Desde 2011 é diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas.

Website: https://portalcultura.campinas.sp.gov.br/noticias

Deixe seu Comentário
Artigo de