Três podcasts para quem ama o Japão e sua cultura

São Paulo 29/3/2021 – Queremos repetir o sucesso de nossa primeira temporada, que alcançou mais de 16 mil reproduções

Em alta, podcasts ganham espaço com temas variados, como os que ressaltam diferentes áreas da cultura nipônica, incluindo informações sobre artes e gastronomia, além de experiências e dicas para quem quer visitar o Japão

O aumento da popularidade dos podcasts é notável. Segundo a Associação Brasileira de Podcasters (Abpod), existem hoje cerca de 7 mil podcasts ativos de diversos temas no Brasil, entre eles, canais que abordam sobre gastronomia, notícias, esportes, moda, negócios, entre outros diversos assuntos. Em 2020, o número de ouvintes de podcast aumentou 33%, somando 28 milhões de brasileiros, segundo pesquisa da Kantar Ibope encomendada pela Globo. Em 2019, eram 21 milhões de ouvintes. Com uma vasta gama de assuntos, incluindo produções independentes, esses programas possuem grande flexibilidade e a vantagem de que o ouvinte pode escutar onde e quando quiser, facilitando a busca por informação e o aumento da popularidade do streaming.

E para ajudar nessa jornada por conhecimento, a ferramenta se apresenta como uma boa opção para aprender sobre culturas variadas de diversos países, aproximando ao estilo de vida de locais mais distantes geograficamente do Brasil, como o Japão. Neste campo de atuação de canais com conteúdo diversificado sobre a cultura nipônica, está o podcast da Japan House São Paulo, instituição cultural localizada em São Paulo, na Avenida Paulista, que abriu as portas em 2017 com o objetivo de disseminar diferentes vertentes do Japão de hoje, e que acaba de estrear a 2ª Temporada de seu Podcast, agora com a temática da riqueza e diversidade da gastronomia japonesa.

A nova temporada conta com oito episódios que apresentam técnicas, detalhes, curiosidades e histórias de Cortes, Fermentação, Cozimento, Tempero, Infusões, Composição e Harmonização e Inovações, sempre com participações exclusivas de chefs e especialistas para ampliar a conversa com diversas perspectivas. São episódios semanais, lançados às terças-feiras, apresentados pela Diretora Cultural da instituição, Natasha Barzaghi Geenen, ao lado de Luiz Américo Camargo, jornalista, consultor gastronômico e curador do evento Taste of São Paulo e Thiago Bañares, chef do Tan Tan Noodle Bar, Ototo e Kotori., que juntos recebem convidados especiais para cada tema.

Lançado em 2019, o Podcast da Japan House São Paulo destacou a literatura japonesa em sua primeira edição, que nos oito episódios discutiu obras literárias japonesa como “O assassinato do Comendador”, de Haruki Murakami; “Ayako”, de Osamu Tezuka; “Querida Konbini”, de Sayaka Murata, “Memórias de um urso-polar”, de Yoko Tawada, entre outras. “Queremos repetir o sucesso de nossa primeira temporada, que alcançou mais de 16 mil reproduções”, comenta Natasha, que apresentou a primeira temporada ao lado de Paulo Werneck, editor da revista Quatro Cinco Um.

Criado pela influenciadora Piti Koshimura, que mora atualmente em Tóquio, outro canal que se destaca é o Peach no Japão, que aborda em cada episódio questões contemporâneas e propõe reflexões a partir de experiências pessoais vividas por ela no país, além de dados sobre a história, cultura, arte, gastronomia e comportamento japoneses. A produtora de conteúdo une a sua paixão por artes em geral com o fascínio pelo país para criar os conteúdos dos 26 episódios cheios de curiosidades e assuntos atuais que estão no ar.

Para quem busca por dados históricos, pesquisas e estudos, o Komorebicast, comandado por Anna Ligia Pozzetti, abre espaços para conversas e entrevistas com personagens brasileiros que trabalham com dados relacionados ao Japão. Lançado em 2020, o canal concede o protagonismo a pesquisadores e compartilha de forma acessível esses saberes tão importantes em episódios que com cerca de 50 minutos de duração, destacando temas da história japonesa, como nos diálogos sobre ‘O coletivismo do japonês através da história’, ‘O imperialismo japonês da perspectiva da história econômica (1870-1930)’ e ‘Tóquio no cinema’.

Podcast Japan House São Paulo
Conteúdo 2ª Temporada: A pluralidade da gastronomia japonesa, considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Conteúdo 1ª Temporada: A literatura japonesa moderna e contemporânea Onde: https://www.japanhousesp.com.br/podcast/ e nos principais players de podcasts do mercado

Peach no Japão, por Piti Koshimura
Possui 26 episódios
Conteúdo: Cultura, comportamento, arte, história, questões contemporâneas e devaneios pessoais diretamente de Tóquio.
Onde: Principais players de podcasts do mercado

Komorebicast, por Anna Ligia Pozzetti
Possui 5 episódios
Conteúdo: Espaço de conversas e entrevistas sobre pesquisas e estudos relacionados ao Japão feitos por brasileiros, aqui no Brasil.
Onde: Principais players de podcasts do mercado

Website: https://www.japanhousesp.com.br/

Deixe seu Comentário
Artigo de