Os verdadeiros artistas do Carnaval

Ala das baianas da Paraíso do Tuiuti. Foto: Divulgação/Riotur

O Carnaval é o maior espetáculo de céu aberto do mundo, que move paixões, emoções, razões, sentimentos, faz chorar e rir, e traz alegrias e tristezas.

Ao vencer o Carnaval, dentro da agremiação, apenas o presidente ou o carnavalesco recebem parabenizações por todos; porém, ai perguntam: e os demais componentes?

Na verdade, os verdadeiros artistas do carnaval e das escolas de samba não são os presidentes e nem os carnavalescos. Os verdadeiros artistas são aquelas pessoas anônimas que ninguém vê, mas é através delas que este espetáculo vai para a avenida fazer a alegria do povo.

Existem pessoas que fazem os pilotos das fantasias, e passam para as costureiras produzirem os figurinos. São estas guerreiras que trabalham dia e noite costurando, para que tudo possa estar pronto para o dia do desfile. São estas guerreiras que são artistas, pois, sem elas, não haveria as fantasias, porém, ninguém as citam quando se ganha um Carnaval.

E os harmonias que trabalham muito também nos ensaios, apresentações e no dia do desfile? Alguém também se lembra deles na hora da vitória?

Não podemos esquecer os diretores de barracões, aderecistas, pintores, ferreiros que fazem as armações, soldador, merendeiros. Sem estas pessoas, será que somente o presidente e o carnavalesco conseguiriam colocar a escola na avenida?

E as nossas baianas, que também trabalham como cozinheiras nas quadras e nos barracões para estas pessoas, e depois vão e dão o seu amor na avenida para o seu pavilhão?

Temos que dar valor a todos os artistas anônimos que têm em cada agremiação, pois são eles que fazem e colocam o Carnaval na avenida. São eles que estão todos os dias ali, seja na chuva ou no sol, no momento de alegria e tristeza. São eles que nunca abandonam o seu pavilhão, que brigam e dão o sangue quando precisam.

Temos que lembrar também dos diretores de bateria, dos mestres-salas e portas-bandeiras, dos coreógrafos, dos diretores de eventos e de marketing, departamento jurídico, vice-presidente, diretor de harmonia, diretor de patrimônio, relações públicas, departamento cultural, secretárias, diretor de barracão, diretor de carnaval, das crianças, e de toda comunidade que faz da agremiação o seu maior patrimônio.

Temos que sempre agradecer a todas estas pessoas anônimas que estão lá, todos os anos sorrindo, chorando, recepcionando e fazendo, de cada dia mais, um sonho a ser realizado em suas vidas.

Estas pessoas, sim, são as verdadeiras artistas do Carnaval e merecem sempre o maior respeito de todos nós.

Parabéns a todos os artistas anônimos que fazem este espetáculo acontecer.

Comendador Rilson