Sambistas imunizados contra a Covid-19

A vacinação de algumas personalidades importantes de escolas de samba de São Paulo

Mestre Tadeu recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 nesta sexta feira (26). Foto: Vinicius Gaspar

A vacinação contra a Covid-19 começou no Brasil em janeiro de 2021. Logo após receber a aprovação da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Governo do Estado de São Paulo iniciou o processo de imunização, tendo a enfermeira Mônica Calazans como a primeira vacinada contra o vírus no país.

Segundo dados do consórcio de imprensa divulgados na última quinta-feira (25), ao longo desses três últimos meses, o Brasil já imunizou cerca de 14 milhões de pessoas com a primeira dose da vacina, sendo mais de 3 milhões de doses aplicadas no estado de São Paulo.

O processo de imunização se iniciou com a aplicação nos profissionais da saúde, quilombolas e indígenas, e foi chegando, aos poucos, aos idosos a partir de 69 anos. Em São Paulo, entre os que já receberam a primeira dose da vacina, têm-se algumas personalidades importantes do Carnaval de São Paulo. São elas:

Dona Guga

Laurinete Nazaré da Silva, mais conhecida no mundo do samba como Dona Guga, recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 neste mês de março. Matriarca da escola de samba Morro da Casa Verde, Dona Guga já foi rainha de bateria, ritmista e se tornou presidente da escola da Zona Norte de São Paulo em 1985. Em 2018, completou seu 70°ano de Carnaval. 

Matriarca da escola de samba Morro da Casa Verde, Dona Guga foi vacinada contra a Covid-19. Foto: Divulgação/Morro da Casa Verde

Leci Brandão 

Com 76 anos de idade, a sambista e deputada estadual Leci Brandão também recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19, no drive-thru do Clube Atlético Monte Líbano, Zona Sul de São Paulo. Madrinha da escola de samba Acadêmicos do Tatuapé, Leci comemorou o momento:

Tia Raquel

No último sábado (20), Raquel Custodio de Oliveira, mais conhecida como “Tia Raquel”, tomou a primeira dose da vacina, na UBS Boracea, localizada no bairro da Barra Funda, Zona Oeste de São Paulo. Madrinha da ala das baianas da escola de samba Rosas de Ouro, Tia Raquel conta a sensação de ser vacinada:

“Hoje é um dia muito especial! É o um novo começo. Uma vitória da ciência. Vim representando minha amada Rosas de Ouro, minhas baianas e o samba. Tomar a vacina é a única forma de nos protegermos da Covid-19 e voltar a ter nossa vida como era antes: voltar aos ensaios na Roseira, estar junto dos nossos familiares, abraçar as pessoas. Durante esse ano de quarentena, essa é a segunda vez que eu coloquei minha faixa e minha roupa de baiana. Podem imaginar as saudades que estou sentindo de tudo e de todos?”

Tia Raquel levou sua faixa de ‘Madrinha das Baianas’ para ser vacinada contra a Covid-19. Foto: Igor Catanhêde

Confira: A imunização de sambistas na linha de frente do combate à Covid-19

Mestre Mercadoria

Um dos nomes mais importantes do segmento harmonia do Carnaval de São Paulo, Raimundo Pereira da Silva, mais conhecido no mundo do samba como Mestre Mercadoria, foi imunizado na última quarta-feira (24), recebendo a segunda dose da vacina contra a Covid-19. 

Mercadoria contém mais de 50 anos de vivência no Carnaval, tendo passagem por diversas agremiações, atuações na Liga Independente das Escolas de Samba (LigaSP), e fazendo palestras sobre o mundo do samba. Atualmente, Mestre Mercadoria é integrante do Departamento de Carnaval da Mocidade Unida da Mooca.

Mestre Mercadoria está imunizado contra a Covid-19. Foto: Divulgação

Mestre Tadeu

Na manhã desta sexta-feira (26), mais um sambista de nosso Carnaval paulistano foi imunizado. Antônio Carlos Tadeu, mais conhecido como Mestre Tadeu, recebeu a primeira dose da vacina. Mestre da bateria ‘Pegada de Macaco’, da escola de samba Vai-Vai, há mais de 40 anos, Tadeu conta que se sente esperançoso em estar imunizado.

“Sensação é de alívio de tomar a primeira dose, e esperando com muita ansiedade, a segunda para estar, de fato, imunizado”, afirma Tadeu, o primeiro mestre de bateria a ser vacinado contra o vírus. Após ser imunizado, o sambista enviou uma mensagem de apoio ao Thobias da Vai-Vai, que segue internado com Covid-19.

Vídeo : Vinicius Gaspar

Seo Leandro

Ainda nesta sexta-feira (26), Leandro Alves Martins, mais conhecido como Seo Leandro, também foi vacinado. O presidente da escola de samba Leandro de Itaquera fundou a agremiação, localizada na Zona Leste de São Paulo, no ano de 1982.

Fundador da escola Leandro de Itaquera recebeu a primeira dose da vacina nesta sexta-feira (26). Foto: Divulgação/Leandro de Itaquera

Texto: Victoria Vianna e Miriam Barros

Deixe seu Comentário
Artigo de

Redação Sampa