Dermatite seborreica: 40% da população será acometida pela doença, diz pesquisa

São José do Rio Preto – SP 25/2/2021 –

Utilizada como ferramenta complementar, a argila verde acalma a pele, assim como possui ação anti-inflamatória

A dermatite seborreica é uma doença crônica que traz vermelhidão, descamação e inflamação à pele. Como o próprio nome indica, o problema costuma acometer áreas ricas em glândulas sebáceas. Entre eles, está o couro cabeludo. Também reconhecida como caspa, versão mais leve da doença, a dermatite seborreica pode acometer pessoas de diferentes idades.

Segundo dados indicados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, 40% de toda a população já teve problemas com caspas – ou apresenta picos esporádicos da doença, que, embora crônica, pode ser controlada. 

Ainda citando a SBD, pode-se observar que as inflamações desencadeadas pela dermatite seborreica podem ser genéticas ou até mesmo desenvolvidas por gatilhos externos, que envolvem alergia, estresse, temperaturas baixas e excesso de oleosidade. Paralelamente a isso, a presença do fungo Pityrosporum Ovale também pode ser fator decisivo para o desenvolvimento e avanço do problema.

Desmistificando 

A dermatite seborreica não é contagiosa, tampouco está relacionada à falta de higiene. Os cuidados a serem tomados são de uso tópico, conforme indicação e acompanhamento de um dermatologista. Dessa forma, é possível obter controle e, em alguns casos, até mesmo cessar os sintomas. 

Ainda assim, a natureza tem muito a oferecer quando o assunto é tratamento complementar: a argila verde apresenta-se como ferramenta para isso. Ao menos é o que diz Kika Chammas, farmacêutica e sócia-fundadora da empresa de cosméticos Dermare.

“A argila verde pode ser aplicada diretamente no couro cabeludo, a fim de realizar uma esfoliação. O processo removerá as células mortas, ativando a circulação e diminuindo a oleosidade”, indica Kika. Outra opção é misturar algumas colheres do pó no shampoo já utilizado. 

Kika ressalta que o tratamento é apenas uma ferramenta, que não substitui o acompanhamento especializado. “Mesmo sendo natural, existem cuidados. O shampoo com argila verde pode ser utilizado até duas vezes por semana, antes da lavagem tradicional. Assim, será feito um detox capilar e, com a ação antioxidante, o problema tende a diminuir”, finaliza. 

Dermocosméticos

Dermare é uma marca brasileira. Em destaque, está sua linha completa de Argilas 100% Naturais. Para saber mais, basta acessar: https://www.dermare.com.br/

Website: https://www.dermare.com.br/

Deixe seu Comentário
Artigo de