Camila Silva: A rainha que encantou a passarela

Conheça a trajetória da atual rainha do Carnaval do Rio de Janeiro

A arte de sambar é algo que toda pessoa que gosta de um bom samba deseja. Afinal, não há nada mais encantador do que um samba no pé. Ver as passistas, musas e rainhas sambando nas quadras das escolas dando um show é fascinante.

E quando falamos de samba no pé, é impossível não lembrar de Camila Silva. Hoje atual rainha do Carnaval do Rio de Janeiro, Camila tem uma trajetória com passagens em grandes escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro, e também levou seu samba no pé pelo mundo afora.

Camila deu seus primeiros passos no mundo do samba aos 7 anos de idade como rainha mirim na escola de samba Combinados de Sapopemba ─ escola do bairro onde viveu sua infância ─ e aos 15 anos, se consagrou rainha de bateria pela primeira vez. Entre esse período na escola da Zona Leste, aos 12 anos, Camila foi rainha juvenil da escola Flor de Vila Dalila.

Entre seus 15 e 19 anos, Camila esteve na Leandro de Itaquera, onde desfilou pela ala das passistas, e também foi passista de ouro. Aos 20 anos, foi coroada rainha de bateria da Nenê de Vila Matilde, onde reinou por um ano e, em 2008, já pelos lados da Barra Funda, desfilou de destaque de chão pelo Camisa Verde e Branco. No ano seguinte, Camila foi então para o Vai-Vai, onde reinou por 10 anos a frente da bateria Pegada de Macaco. Ainda em 2009, foi eleita rainha do Carnaval de São Paulo, representando a escola de samba Vai-Vai.

E assim, sua carreira de sambista não parava de crescer. Camila levou seu samba para as terras cariocas, onde foi convidada pelo carnavalesco Alexandre Louzada a ser rainha de bateria da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel. Foi assim que em 2013, estreou na Marquês de Sapucaí. Em 2014, veio mais uma vez na passarela carioca. Desta vez, como musa na Portela. Nesse momento, Camila já trilhava sua história no Carnaval carioca, que se rendeu ao seu samba e carisma.

No ano de 2017, a sambista retornou ao Mocidade Independente e, mais uma vez, desfilou a frente da bateria “Não Existe Mais Quente”.

Camila Silva a frente da bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel, ‘Não Existe Mais Quente’, no desfile de 2019. Foto: Júlio César Guimarães/UOL

Novas oportunidades

Em 2019, Camila se despediu de seu posto de rainha no Vai-Vai, e dedicou sua carreira de sambista em terras cariocas. Neste mesmo ano, Camila foi coroada rainha do Carnaval de Estocolmo, na Suécia, levando seu samba para o mundo. No ano seguinte, em 2020, representando a escola de samba Paraíso do Tuiuti, foi eleita rainha do Carnaval carioca. Entretanto, o fato de Camila ser paulistana gerou revolta em algumas participantes, mas por onde a sambista passava, foi ovacionada pelas pessoas nas arquibancadas, o que comprovava o quanto seu carisma havia conquistado os cariocas.

Camila Silva sendo coroada como Rainha do Carnaval 2020 do Rio de Janeiro Foto: Alexandre Macieira/Riotur

Hoje, Camila é a atual rainha do Carnaval carioca, e embora não esteja fazendo parte de nenhuma escola de samba de São Paulo e do Rio, Camila desenvolveu o projeto “Sambando com Arte”, onde em aulas onlines ou presenciais ensina samba no pé, postura, e aperfeiçoamento. Além de aulas exclusivas para cada aluna, Camila também participa de workshop de samba e realizará no Sambódromo do Anhembi ─ mais especificamente no Espaço Cultural do Carnaval ─ próximo domingo (14), a partir das 10h, um encontro que promete muitos ensinamentos com seu projeto.

Uma ótima oportunidade para conhecer a rainha e sair de lá sambando!

Quer arrasar no próximo Carnaval? Então não perca!

Para maiores informações, entre em contato com a rainha através do Instagram: @iamcamilasilva.

Deixe seu Comentário
Artigo de

Miriam Barros