Capítulo 2- Otávio e a X9 Santista

Arte: Arte: Dyego Santos / Foto na arte: Acervo pessoal do historiador J.Muniz

Já estava chegando às dez da noite, Elvira se despediu de Otávio.Cada um, juntamente com seus amigos, à qual estavam cansados da festa, que durou todo o dia de domingo, se encaminham para suas casas. Antes trocaram números de telefones e se comprometeram de se verem durante a semana, pois era a grande festa dos brasileiros, o carnaval.

Elvira morava no Boqueirão, bairro de classe média alta e Otávio estava hospedado em casa de seus primos, no residencial bairro de Vila Mathias, que se localizava não muito longe das praias santistas. 

A família de Otávio desfilava na Escola de Samba X 9 e ele todos os anos passava as férias de verão em Santos. Ele, também, era componente da tradicional escola litorânea, desfilava tocando tamborim na bateria Xisnoveana. Além de Otávio, diversos paulistanos desciam a serra nesta época, para desfilarem nas escolas de samba da cidade. Santos era o segundo polo sambista do Brasil, os desfiles nesta época tinham mais tradição do que os da capital, sendo assim, atraia turistas de várias partes.

Logo na segunda-feira, Otávio ligou para Elvira e combinaram de se ver no final do dia, após o seu ensaio na escola de samba.

Otávio despediu-se dos amigos, guardou o tamborim e foi ao encontro da menina Elvira no bairro do Gonzaga, que fervilhava, pois a cidade estava cheia e a juventude se encontrava à noite em bares e na orla.

A noite estava calma, a brisa fresca e os jovens caminhavam, curtindo no belo calçadão do bairro, o barulho do rebentar das ondas. Era música aos ouvidos dos nossos personagens que se olhavam e trocavam carícias, ficaram assim entre sorvetes e refrigerantes por várias horas.

Não sentiram o tempo passar, pois estavam envolvidos na energia que brotava forte no coração de Elvira e Otávio. Quando olharam o relógio, o mancebo se apressou em levar Elvira até a portaria do prédio, onde ela morava e deixaram marcado um novo encontro para o dia seguinte.

Otávio era um negro esguio, com um metro e noventa de altura,olhos pretos e grandes arrdondados, cabelo estilo black power, dentes grandes e muito brancos.

O casal chamava atenção pela altura dele e pelo corpo escultural dela.

Os apaixonados encontraram-se na terça feira, na quarta feira. Nos encontros estavam somente os dois, um conhecendo o outro através de conversas e carícias. Na quinta feira estariam com os amigos, para eles apreciarem o ensaio, enquanto Otávio estaria no último compromisso  de apronto para o grande desfile. Elvira descontraída com as amigas se encaminharam para o Macuco, bairro onde se encontrava a sede da escola do nosso protagonista .Ali se encontraram com os primos e amigos de Otávio e juntos se misturavam com a multidão para apreciar o pré desfile da X9 Santista, chamada a Pioneira.

Texto: Ednei Mariano

Deixe seu Comentário
Artigo de

Redação Sampa