Eduardo Paes descarta Carnaval no Rio de Janeiro em 2021

Decisão foi publicada nesta quinta-feita (21), através das redes sociais do prefeito

Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Foto: Divulgação.

Nesta quinta-feira (21), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), anunciou que a cidade não terá Carnaval em 2021, devido à pandemia de Covid-19. Após ser adiado, o evento estava previsto para acontecer nos dias 9, 10, 11 e 12 de julho deste ano.

A decisão foi publicada através de suas redes sociais:

“Nunca escondi minha paixão pelo carnaval e a visão clara que tenho da importância econômica dessa manifestação cultural para nossa cidade.  No entanto, me parece sem qq [qualquer] sentido imaginar a essa altura que teremos condições de realizar o carnaval em julho.

Essa celebração exige uma grande preparação por parte dos órgãos públicos e das agremiações e instituições ligadas ao samba.  Algo impossível de se fazer nesse momento.  Dessa forma, gostaria de informar que não teremos carnaval no meio do ano em 2021.

Certamente em 2022 poderemos(todos devidamente vacinados) celebrar a vida e nossa cultura com toda a intensidade que merecemos.”

O anúncio foi apoiado pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), que, posteriormente, emitiu uma nota oficial afirmando a compreensão da decisão devido ao aumento geral de casos de Covid-19 no país, e à incerteza quanto aos prazos de vacinação e imunização da população. A entidade também afirma: “Lembramos, por oportuno, que a realização dos desfiles do Grupo Especial, no mês de julho de 2021, sempre esteve condicionada à liberação das autoridades e também à segurança de todos os envolvidos no nosso espetáculo”.

Suspensão de eliminatórias de samba enredo

Arte: Divulgação

Após o anúncio, as agremiações Acadêmicos do Salgueiro e Portela decidiram suspender temporariamente as eliminatórias do samba enredo para 2021, que aconteceriam nos dias 22 e 24 de janeiro, respectivamente.

“O Carnaval é a nossa maior riqueza cultural, evento que atrai turistas de todo o mundo e que aquece a economia do país. Somos e sempre seremos RESISTÊNCIA e esperamos que, no tempo mais breve possível, consigamos trazer de volta o sorriso, a alegria e a subsistência de milhares de trabalhadores que hoje dependem da folia para sua sobrevivência”, afirma o comunicado emitido pela escola de samba Acadêmicos do Salgueiro.

Deixe seu Comentário
Artigo de

Victoria Vianna