Alcoolismo: quando é preciso buscar ajuda?

Sâo Paulo, SP 5/1/2021 –

Pesquisas indicam que problemas relacionados ao consumo abusivo do álcool acometem mais de 2 milhões de pessoas. O que é preciso para identificar se é necessária a intervenção para tratamento?

Uma pesquisa realizada pela OMS, Organização Mundial da Saúde, revelou que os brasileiros começam a beber aos 11 anos. Ainda segundo a Organização, pode-se constatar que quanto maior a frequência e quantidade ingerida de álcool, maior é a chance de tornar-se dependente. 

No País, o consumo de álcool é maior do que drogas ilícitas, segundo o 3º Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira. Além disso, ainda citando o estudo, foi possível constatar que mais de 2 milhões de pessoas apresentam sintomas que indicam a dependência do álcool.

Segundo Tiago Casoto, fundador do Grupo de Reabilitação, para muitos, o diagnóstico do alcoolismo é banalizado. “A população tende a associar o alcoólatra a um estereótipo: normalmente, ao de alguém que acorda e já consome uma dose de bebida. Nem sempre é assim, existem níveis de dependência e é preciso avaliar caso a caso, individualmente”, comenta. 

Avaliando

A ONU, Organização das Nações Unidas, constatou que, anualmente, 3 milhões de pessoas perdem a vida por decorrência do álcool. Isso significa uma morte a cada dez segundos. 

Levando isso em conta, Tiago reforça a importância de dar atenção para casos de consumo alcoólico exacerbado. “O álcool está relacionado ao bem-estar. A bebida traz euforia em um primeiro momento, mas, posteriormente, nos deixa impulsivos”, comenta.  Por esse motivo, fica fácil perder o controle ao consumir bebidas, principalmente se já existe uma pré-disposição ao alcoolismo. 

“Entender se existe irritação pela privação do álcool ou outros sintomas de abstinência já é um sinal de que é necessário procurar ajuda. Em estágios mais avançados, é importante conversar com o acometido e compreender se existe necessidade de intervenção legal para internação involuntária. O importante é zelar pelo cuidado o quanto antes e não deixar que a dependência se agrave”, finaliza. 

Apoio especializado

O Grupo de Reabilitação é uma empresa que busca promover a saúde, atendendo a necessidade individual de cada paciente. Todo o corpo clínico é qualificado e preparado para atender todos os níveis de Dependência Química e comorbidades, com profissionais com formação nas áreas em que atuam: 

A clínica conta com profissionais altamente capacitados nas funções que exercem, uma vez que todos eles têm formação nas áreas que atuam.

Todas as unidades do Grupo de Reabilitação contam com um espaço amplo, proporcionando momentos diversificados, entre eles de terapia e lazer. Além disso, todos os meses a clínica promove campanhas de apoio à saúde mental. 

Mais informações em: https://grupodereabilitacao.com.br/.

Website: https://grupodereabilitacao.com.br/

Deixe seu Comentário
Artigo de