10 dicas para participar das festas online sem gafes

Foto: Revista Sampa ─ Rita Lutfi

O ano de 2020 trouxe uma nova maneira de trabalho, por causa do distanciamento social e as festas tradicionais de confraternização, também estão sendo online.

A consultora de etiqueta corporativa, Renata Mello, preparou 10 dicas para participar das festas e não cometer gafes, nem estragar a imagem perante a empresa.

1. Respeite o dress code, caso a empresa determine algum, como por ex. todos de branco, máscaras ou com algum enfeite na cabeça? Entre no clima com a câmera ligada!

2. Se você prefere não beber, apareça com seu copo com outra bebida (suco, água ou refrigerante) não precisa se justificar ou polemizar o assunto.

3. Se você decidir confraternizar com alguma bebida alcoólica, evite exagerar na bebida (mesmo o evento sendo online é possível notar quem “passa do ponto”).

4. Prepare o ambiente com uma luz adequada e escolha com atenção o pano de fundo (virtual ou real), procure um ambiente para participar onde você fique à vontade (não faça deitado na cama ou no sofá).

5. Deixe as outras pessoas falarem e participarem deste evento, cuidado para não monopolizar com risadas altas e atropelar quem estiver falando.

6. Mantenha uma postura corporal adequada, atenção com decotes no foco da câmera de vídeo.

7. Converse com as pessoas que moram na mesma residência para respeitarem este momento e evitarem interrupções desnecessárias.

8. Evite sair e voltar para “festa” desligando a sua câmera e depois ligando.

9. Atenção para não expor nenhum colega, acontecimento ou fazer brincadeiras inapropriadas, cobrando tarefas na presença de tantas pessoas.

10. Esteja arrumada (o) arrume seu cabelo, faça ou cuide da barba, use maquiagem, passe um batom, lembre-se que se a festa fosse presencial, você com certeza se arrumaria. Portanto entre no clima de verdade e prestigie quem teve o cuidado para organizar este evento!

Para entrar no clima, mesmo que a distância, há empresas que enviam kits festa, com guloseimas, salgadinhos e bebida.

Nesse novo modelo de evento a participação é integral, diferentemente dos presenciais, a qual o convidado pode ir embora quando desejar.

Ao final, deixe uma breve mensagem para seus colegas.

Boas festas !!!

Rita Lutfi