A barba além de melhor o visual também pode ser uma grande aliada na saúde

São Paulo, SP 4/12/2020 – Novas pesquisas mostram que pelo contrário do que se pensava a barba pode trazer alguns benéficos à saúde. Todos esses benefícios foram apontados por pesquisas.

Ao contrário do que era pensado, ao invés de ser um ambiente propício para doenças, hoje pesquisas apontam que a barba traz diversos benefícios para a saúde.

Recentemente apareceram algumas reportagens nos meios de comunicações e na internet dizendo que a barba poderia ser um ambiente mais propício para a proliferação de bactérias até mesmo do que um vaso sanitário. Essa afirmação caiu por terra logo depois de constatarem que a barba possuía as mesmas características na questão da proliferação das bactérias do que os próprios fios de cabelo.

Novas pesquisas mostram que pelo contrário do que se pensava a barba pode trazer alguns benéficos à saúde. Todos esses benefícios foram apontados por pesquisas elaboradas pela Universidade de Queensland.

As maiores vantagens de usar barba apontadas pela pesquisa foram resumidas nos seguintes pontos:

PROTEÇÃO SOLAR

A pesquisa mostrou que a parte do rosto coberta por barba e bigode tem, em média, três vezes menos exposição ao sol do que as áreas lisas. A pesquisa concluiu que a barba serve como um protetor solar natural para a pele do rosto, garantindo de 90 a 95% de bloqueio dos raios UV (dependendo do comprimento do pelo).

MENOS ASMA E ALERGIA

Esse ponto foi detectado porque os pesquisadores descobriram que quem tem asma ou alergia por cheiros (como de pólen) ou poeira pode se beneficiar do contato dos pelos, que servem como uma espécie de filtro destes elementos com a área nasal. A efetividade varia dependendo do tamanho dos fios do bigode. A pesquisa também recomenda que seja feita a limpeza do bigode adequadamente, pois, do contrário, ostentar os pelos entre o nariz e a boca pode ter o efeito contrário.

MENOS TOSSE 

Os pelos que crescem no pescoço e no queixo ajudariam até a evitar tosse: como o cabelo é um isolador que mantém uma área mais quente, as barbas longas e cheias podem servir para equilibrar a temperatura na região em dias mais gelados protegendo dos ventos e da friagem.

MAIS HIDRATAÇÃO

A barba também contribui para que a pele do rosto fique mais hidratada devido ao sebo produzido naturalmente pelos folículos da barba, esse processo se assemelha bastante com os fios do cabelo. Os pelos no rosto retêm a água com que se limpa a pele, mantendo, de alguma forma, essa área mais hidratada. 

Fontes:

https://noticias.r7.com/saude/barba-e-tao-suja-quanto-vaso-sanitario-diz-pesquisador-04052015

Site Vix

Oxford Academic: https://academic.oup.com/

Website: https://www.newoldman.com.br/

Deixe seu Comentário
Artigo de