Startup com atendente virtual para delivery é reconhecida com prêmio de inovação

Rio Grande/RS 4/12/2020 – Desde que nós contratamos o Anota AI, os nossos números de pedidos aumentaram, justamente pelo sistema conseguir atender todo mundo ao mesmo tempo.

O Anota AI é uma das sete startups selecionadas como “Casos de Sucesso de Inovação RS 2020”, mapeamento promovido pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, através dos programas Produtos Premium, Startup Lab e Techfuturo.

O Anota AI é a única startup da região Sul selecionada entre as sete reconhecidas como “Casos de Sucesso de Inovação RS 2020”, pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul (Sict), através dos programas Produtos Premium, Startup Lab e Techfuturo.

O reconhecimento destaca as empresas (entre elas startups e agroindústrias) com atuação no Rio Grande do Sul e que possuem histórias de implementação de soluções tecnológicas inovadoras, com resultados na criação de produtos, processos ou serviços mais competitivos.

Fundada em 2018, o Anota AI é a maior plataforma de automação de WhatsApp para delivery do Brasil, com mais de 3.000 clientes, em todos os 26 estados brasileiros. O atendente virtual, cardápio digital e gerenciador de pedidos da startup são destinados aos donos e donas de deliveries de comida, que querem receber pedidos pelas redes sociais de forma automatizada.

As empresas selecionadas como “Casos de Sucesso de Inovação RS 2020” vão integrar um mapeamento, que será divulgado para servir de inspiração e exemplo para outras iniciativas, evidenciando o potencial inovador do Rio Grande do Sul. O mapeamento é uma forma de identificar e reconhecer empresas inovadoras, além de incentivar o desenvolvimento tecnológico da matriz produtiva tradicional e de setores prioritários gaúchos.

“Esse reconhecimento é fruto de muito esforço de todos os colaboradores, que carinhosamente chamamos de ‘Anota Amigos’. Neste sentido, estamos muito orgulhosos de ser um case de inovação no estado do RS, isso mostra que estamos no caminho certo”, afirma Jonas Casarin, cofundador do Anota AI.

Em 24 de novembro de 2017, o primeiro pedido foi realizado pelo sistema de cardápio digital do Anota AI. Desde então, são mais de 7 milhões de pedidos somados nessa trajetória, colaborando com a movimentação de mais de R$ 140.000.000,00. Somente no último mês, mais de 1 milhão de pedidos foram realizados e o atendente virtual foi o responsável por mais de 3 milhões de atendimentos para os clientes dos deliveries.

Matheus Machado, natural de Rio Grande/RS, é um dos franqueados da Frango no Potchê (Fnp) no seu município de origem e está utilizando o sistema do Anota AI há seis meses. De acordo com ele, o atendimento do seu delivery antes era bastante precário, pois muitos clientes tentavam pedir ao mesmo tempo via rede social e a sua equipe não conseguia atender todo mundo. Para ele, o sistema do Anota AI melhorou 100% o atendimento via WhatsApp.

“Desde que nós contratamos o Anota AI, os nossos números de pedidos aumentaram, justamente pelo sistema conseguir atender todo mundo ao mesmo tempo. Não tivemos mais nenhum problema em relação ao atendimento, de cliente ficar esperando a gente finalizar um pedido para começar com ele”, afirma Matheus.

O Anota AI é a primeira startup do município de Rio Grande/RS e está sediada no Parque Científico e Tecnológico da Universidade Federal do Rio Grande – Oceantec, mas oferece os serviços para os deliveries de todo o Brasil, de forma totalmente online.

A ideia de otimizar o atendimento dos deliveries de comida, através de um chatbot com Inteligência Artificial, surgiu dos cofundadores: Fernando Toledo, diretor de produto e doutorando e mestre em Modelagem Computacional, especialista em Engenharia de Software Centrada em Métodos Ágeis e bacharel em Engenharia de Computação; Ismael Altenhofen, diretor de tecnologia e bacharel em Sistemas de Informação; Jonas Casarin, diretor de marketing, mestre em Eng. de Computação e bacharel em Sistemas de Informação; Marcos Fagundes Junior, diretor comercial, mestre em Eng. de Computação e bacharel em Sistemas de Informação; e Matheus Muller, diretor de sucesso do cliente, engenheiro e mestre de Computação.

A startup recebeu incentivos da WOW Aceleradora e também participou do Inovativa Brasil, o maior programa de aceleração do país, ficando entre as 100 melhores startups.

Com a expansão dos serviços para mais de 3 mil estabelecimentos de deliveries, a startup agora conta com mais de 50 colaboradores, gerando emprego e renda para o município de origem e oferecendo vagas também no modelo home office, para candidatos de outras cidades. A equipe está distribuída nos setores de marketing, comercial, produto e sucesso do cliente.

Website: https://anota.ai/

Artigo de