Organização internacional se fortalece no Brasil com a busca por desenvolvimento da oratória e liderança durante a pandemia

1/12/2020 – Organização viu na pandemia uma forma de aproximar membros do país inteiro que buscam, juntos, aprimorar suas habilidades de comunicação e liderança

O Toastmasters Internacional é uma organização educacional sem fins lucrativos que tem como propósito desenvolver diversas competências, incluindo a comunicação em público e liderança, por meio de uma rede mundial de clubes, nos quais membros se reúnem periodicamente para praticar a metodologia e desenvolver essas habilidades. Na metodologia Toastmasters os membros aprendem fazendo e praticando em seus clubes no longo prazo.

Já foi comprovado que um dos maiores medos enfrentados pela humanidade é o de falar em público. A timidez, aquele frio na barriga e, principalmente, o temor do famoso “branco” acompanhado de um vexame são os maiores obstáculos enfrentados por quem precisa fazer uma apresentação. E mesmo entre aqueles que não sofrem destes temores, saber articular um discurso de modo fluido, lógico e objetivo é algo que precisa ser aperfeiçoado continuamente.

O que poucas pessoas sabem é que existe um ambiente propício, onde elas têm a oportunidade de praticar seus discursos e apresentações sem precisar se preocupar com o medo do julgamento alheio. Inaugurado em 1924, presente em 143 países e conta com mais de 358 mil membros, o Toastmasters Internacional vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e transformando profissionais de diversas áreas.

O Toastmasters Internacional é uma organização educacional sem fins lucrativos que tem como propósito desenvolver diversas competências, incluindo a comunicação em público e liderança, por meio de uma rede mundial de clubes, nos quais membros se reúnem periodicamente para praticar a metodologia e desenvolver essas habilidades. A metodologia Toastmasters é baseada em “learning by doing” e em “lifelong learning”, ou seja, nossos membros aprendem fazendo e praticando em seus clubes no longo prazo.

Para André Queiroz, Diretor de Distrito do Toastmasters Internacional no Brasil, a mudança de atitude dos membros é quase imediata. “Ao participar das reuniões, cada membro sente o impacto que aquele ambiente seguro proporciona. Ali, você pode cometer erros, relaxar e não ter medo de “queimar o filme”, pois todos estão imbuídos de um sentimento de solidariedade e apoio mútuo. Além disso, a riqueza do material didático, com tantas orientações importantes e dicas sobre melhores práticas também ajudam na caminhada de aperfeiçoamento pessoal e profissional. Ademais, os feedbacks recebidos pelos colegas são extremamente úteis e ajudam o membro a ter clareza dos pontos que precisa aperfeiçoar”.

O Toastmasters Brasil conta, atualmente, com mais de 800 membros que se reúnem em 33 clubes distribuídos no país. Grandes empresas como Caterpillar, Shell, IBM, Citibank, Dell, Amazon, Petrobras, British Telecom, Ericsson, Sicredi, entre outras, abrigam clubes do Toastmasters Internacional como forma de desenvolver seus colaboradores. Além destes, existem também os clubes comunitários e abertos onde qualquer pessoa que desejar pode participar. Há, inclusive, alguns clubes cujas reuniões são em inglês e espanhol, servindo também como apoio a prática e aprendizado de outros idiomas.

Por conta da pandemia de Covid-19, as reuniões têm sido online, o que permite que membros de qualquer parte do Brasil participem de outros clubes. E quem tiver interesse pode, inclusive, participar gratuitamente de uma reunião para entender melhor a metodologia e se filiar.

“Quando entrei para o Toastmasters, além de conseguir trabalhar aquilo que me era necessário na oratória e comunicação, tive a grata surpresa de descobrir que poderia aprimorar não apenas esta parte, mas também desenvolver as habilidades e competências de liderança, desfrutando do mesmo ambiente seguro e de apoio. Vi que o clube proporcionava diversas oportunidades de aprender, na prática, lições valiosas sobre como me tornar um líder eficaz. Foi assim que comecei a atuar na liderança do meu clube e, pouco tempo depois, meu engajamento foi crescendo e eu me tornei um coordenador de área. A cada novo desafio, eu ampliava o meu desenvolvimento como líder e hoje, após cinco anos, tenho a enorme satisfação e honra de servir ao Toastmasters Internacional como o principal líder da instituição no Brasil, ocupando o cargo de Diretor de Distrito. Isso tudo graças aos ensinamentos e diretrizes da Toastmasters Internacional”, finaliza André.

Para conhecer mais sobre o Toastmasters Internacional e o Toastmasters Brasil, basta acessar o site https://toastmastersbrasil.org. Para participar gratuitamente de uma aula, o link é: https://conteudo.toastmastersbrasil.org/participe-reuniao-gratuita para saber onde encontrar o clube mais próximo.”.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Agência +PLUS Comunicação
Jornalista responsável – Danielle Keslarek – MTB 65284
(55 11) 2378-5604 ou 96063-2721
[email protected]

Website: https://toastmastersbrasil.org/

Artigo de