A importância de ter uma boa noite de sono

Diadema, SP 25/11/2020 – A qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do ser humano.

Assim como se alimentar de forma saudável e praticar exercícios físicos regularmente, dormir bem é essencial para uma boa qualidade de vida.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), aproximadamente 70% da população mundial atual sofre com males que afetam a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida.

Dores na coluna, fadiga muscular, má circulação, estresse e insônia estão entre os principais malefícios. Habitualmente, as causas desses distúrbios estão associadas à rotina desgastante, a vida sedentária e a falta de tempo para cuidar da saúde.

Levar uma vida saudável ideal vai além de ter uma boa rotina alimentar e praticar exercícios físicos regularmente. Estudos da OMS apontam que três atitudes são essenciais para manter uma vida saudável: 25% correspondem a ter uma boa alimentação; 25% a prática de exercícios físicos; e 50% ao repouso adequado.

Ter uma noite de sono tranquila representa metade do caminho para se adquirir uma boa qualidade de vida, mas por que é tão importante dormir bem? Durante o ciclo do sono ocorrem várias fases diferentes, desde o sono mais leve até o repouso profundo, mais conhecido como Sono REM (Rapid Eyes Moviment ou Movimento Rápido dos Olhos). De acordo com especialistas, essa fase é caracterizada pelo relaxamento muscular e pela intensa atividade cerebral.

A fase do Sono REM é de extrema importância, pois durante a mesma acontece o equilíbrio geral do organismo e a liberação de hormônios que auxiliam de forma benéfica no bem-estar e, principalmente, na qualidade de vida. Entre eles, a Serotonina (Prazer / bom humor); a Endorfina (Analgésico / ameniza a dor); o GH (Crescimento / aspecto saudável); e a Acetilcolina (Memória).

De fato, dormir bem é essencial para a saúde, pois além de ser uma das formas de obter melhor qualidade de vida, auxilia na recuperação da energia física para acordar disposto para um novo dia.

Website: https://www.superconforto.com.br/

Deixe seu Comentário
Artigo de