A importância da internacionalização da carreira no atual cenário econômico

INTERNACIONAL 24/11/2020 – “Primeiro buscamos conhecimento e aprimoramos nossas qualidades para sermos competentes e encontrarmos caminhos para a realização profissional”, diz José Paulo

Com o novo cenário econômico mundial, esse desenvolvimento de carreiras tornou-se cada vez mais imprescindível para jovens e também para os que desejam potencializar suas competências.

O processo de internacionalização de carreiras, empresas e negócios, vem crescendo gradativamente e, consequentemente, exigindo uma preparação mais qualificada dos profissionais que almejam seguir carreira global. Nesse contexto, uma conversa entre José Paulo Pereira Silva, CEO e fundador do Grupo Ideal Trends, e o Prof. Dr. Rafael Olivieri, CEO da Competency do Brasil e impulsionador do Carreira Sem Fronteiras, levantou importantes conceitos sobre a necessidade de estimular as pessoas que querem ampliar seus conhecimentos e habilidades para, posteriormente, aproveitar as oportunidades no estrangeiro.

Com o novo cenário econômico mundial, esse desenvolvimento de carreiras tornou-se cada vez mais imprescindível para jovens e também para os que desejam potencializar suas competências. Segundo José Paulo, que também é Mestre e Doutor em Administração de Empresas e Pós-Doutor em Relações Internacionais pela Florida Christian University, nos Estados Unidos, a internacionalização de carreira depende de um bom planejamento. “Primeiro buscamos conhecimento e aprimoramos nossas qualidades para sermos competentes e assim encontrarmos os caminhos para nossa realização profissional”, afirma.

Mas, quem quer turbinar a carreira profissional e projetar novas oportunidades, precisa estar ciente que isso leva tempo e muita dedicação. “As pessoas devem se sentir estimuladas a buscar uma carreira, carreira não é apenas um alicerce para se obter uma remuneração, carreira é um processo de construção. Ela leva tempo para ser formada”, diz José Paulo.

Sob esse ponto de vista, José Paulo deu início, em 1995, ao seu primeiro empreendimento e, nas últimas duas décadas, construiu o Ideal Trends, grupo multimilionário constituído por 25 empresas e projetos. Há algum tempo, José Paulo começou a estudar o mercado norte-americano, após ter conseguido expandir seu grupo empresarial e construir uma carreira sólida e reconhecida no cenário brasileiro.

Advogados e especialistas em imigração observam que cada vez mais profissionais brasileiros altamente gabaritados e com habilidades extraordinárias, como José Paulo, estão vendo os Estados Unidos como uma porta de entrada para a internacionalização de suas carreiras. “Quero imigrar efetivamente para os Estados Unidos para fazer a diferença e promover melhorias, tanto no Brasil como aqui”, enfatiza.

 

Educação como principal fonte do progresso

Quando se fala em formação de carreiras é impossível não mencionar a função social da educação. Hoje em dia, a criação de novas faculdades é de suma importância, pois reflete no aumento das oportunidades profissionais, na possibilidade de ganhar melhores salários e também é percebida no crescimento pessoal.

Nesse sentido, o empresário José Paulo Pereira Silva aposta na faculdade Ideal Trends, que está em fase de credenciamento pelo Ministério da Educação (MEC), e terá sede em Farroupilha, no Rio Grande do Sul. A ideia é promover ensino superior na modalidade à distância (EAD), para formação de gestores executivos nas áreas de Estratégia, Gestão, Inovação e Liderança.

 

Gestão positiva e a influência no desempenho dos colaboradores

Nos últimos anos, o setor de Recursos Humanos das empresas vem adotando um papel cada vez mais estratégico. Dessa forma, por entender que impacta diretamente a produtividade da equipe e os resultados da empresa, a felicidade no trabalho passou a ser uma prioridade do RH e da gestão empresarial. “As áreas de recursos humanos hoje, além de se preocuparem com as suas questões legais de trabalho devem acompanhar as novidades do mercado para diagnosticar os desafios e as barreiras dos seus próprios colaboradores”, diz o professor Rafael.

Com essa perspectiva, José Paulo implantou, em seu grupo empresarial, princípios de gestão  vividos na prática pelos colaboradores, além de uma cultura sólida e eficaz. “Você me ajudou a ser uma pessoa melhor, professor. Tenho muito orgulho em poder dizer que fui seu aluno. Você transformou minha vida e minha visão de mundo”, agradece, José Paulo. O professor Rafael Olivieiri afirma que José Paulo sempre teve espírito de liderança e de empreendedor. “Você foi um aluno extraordinário. Eu te falei, você irá fazer grande diferença nessa nação! E hoje você é um grande gestor e mentor de um grande grupo e vem ensinando seus métodos de geração de resultado e de como transformar vidas para milhares de pessoas”, afirma.

Conforme a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), alguns dos impactos positivos da internacionalização de negócios para a empresa, são: aumento do valor da marca pela presença internacional; maior capacidade de atendimento e resposta a clientes globais; diferenciação frente a concorrentes domésticos e/ou menos internacionalizados; proximidade com seus consumidores finais; diminuição de riscos pela diversificação de mercados; acesso a fatores de produção mais baratos; e economia de escala.

Redes Sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/josepaulogit/

YouTube: https://www.youtube.com/c/Jos%C3%A9PauloGIT/

Website: https://josepaulogit.com/

Artigo de