Pai de santo leva cânticos umbandistas aos palcos de São Paulo

São Paulo, SP 20/11/2020 – Levar a umbanda através da música é a sua paixão.

Com milhares de seguidores nas redes sociais, mais de 33 milhões de visualizações no YouTube, Pai Sandro Luiz se destaca dentro e fora do Brasil pelos “pontos cantados” (músicas), e já realizou grandes apresentações musicais no Tom Brasil e Teatro Positivo, quebrando barreiras e preconceitos sobre a Umbanda.

Com capacidade para mais de 4 mil pessoas, o TOM Brasil uma tradicional casa de espetáculos de São Paulo, que já recebeu apresentações de grandes artistas nacionais, como Maria Bethânia, Ana Carolina, Chico Buarque, Angra, Caetano Veloso, entre outros, foi o local onde Pai Sandro Luiz se apresentou. Com o espetáculo “O Curador da Alma”, uma mistura de cânticos umbandistas, sambas, danças, apresentações afro-brasileiras, e canções de própria autoria, Sandro realizou um dos maiores eventos umbandistas da atualidade.

O evento aconteceu em Setembro de 2019, e com a casa lotada, Sandro Luiz quebrou barreiras e levou a Umbanda para grandes palcos de São Paulo.

O Tom Brasil não foi seu primeiro espetáculo, Sandro Luiz Já havia lançado seu DVD “Tem que ter Fé”, no Clube Espéria em Santana, zona norte de São Paulo. Um espaço com mais de 1.800 lugares.

A gravação do DVD foi a porta de entrada para a música de umbanda, Sandro Luiz precisou fazer uma turnê em vários estados Brasileiros. Logo em seguida, apresentou-se no Teatro Gamaro na região da Mooca, em São Paulo, e em fevereiro deste ano, realizou uma apresentação no Teatro Positivo, em Curitiba. Com capacidade para 2.400 lugares sendo um dos maiores teatros de Curitiba, Sandro Luiz realizou o espetáculo “O Curador da Alma”, levando a Umbanda para outros estados e grandes palcos nacionais.

Sandro Luiz é Sacerdote do Templo de Umbanda Caboclo Tupinambá e Sultão das matas, localizado na região do Jabaquara/SP. Fundado há 55 anos, o templo foi deixado para Sandro Luiz como herança de seu Pai Raimundo.

Com milhares de seguidores nas redes sociais, mais de 33 milhões de visualizações no YouTube, Pai Sandro Luiz também se destaca dentro e fora do Brasil pelos “pontos cantados” (músicas), além de suas canções também estarem disponíveis em plataforma de streaming.

Nasceu e foi criado em berço umbandista, mas foi com seus 20 e poucos anos que ele começou a receber intuitivamente letras de músicas já com melodias. Conhecido como Pai de Santo e compositor de pontos de umbanda, Sandro Luiz conta como começou a receber as músicas da espiritualidade:

“As músicas vinham na minha cabeça em qualquer hora e lugar, eram 3 a 4 pontos por dia, e eu corria para anotar, ficava cantando para não esquecer, era uma luta! Gravei pontos cantando e tocando o atabaque, antes mesmo de começar a incorporar as entidades. Recebi da espiritualidade centenas de pontos prontos, com músicas e letras entoadas para mim quando eu ainda nem era capaz de registrar todos. Pouco a pouco fui me encantando pelo poder da música, ela era capaz de tocar a mim e aos outros. Eu sentia que a música reenergizava-me, curava-me”, diz Sandro Luiz.

“Nestes 21 anos de meu sacerdócio, a música foi o caminho que a espiritualidade me deu para entrar não só na casa, mas na vida das pessoas. Os pontos que eu mais recebia eram os que chamo de ponto raiz, pontos curtos, com uma ou duas estrofes. Servem para dar a estrutura, é o fundamento do terreiro. Mais tarde, os pontos que a espiritualidade seguiu me mandando eram outros, mais voltados para as pessoas do que para o terreiro. Direcionado para a cura interior, para o preparo de cada um, para a vida e para os desafios do mundo moderno”, salientou Sandro Luiz, autor do livro “O Curador da Alma, O poder da música – A magia do ponto cantado”.

Sandro relata que depois do falecimento de seu pai, em 2017, ele assumiu as responsabilidades do terreiro e com toda a estrutura, precisava levantar fundos para uma reforma, pois o templo já não comportava mais a quantidade de pessoas que eles recebiam diariamente. Cerca de 200 pessoas por gira, fora os médiuns (220 médiuns).

Almoços beneficentes para arrecadar fundos, não era o que ele queria, foi então que Sandro Luiz decidiu fazer algo diferente, não só pelo seu terreiro, mas pela Umbanda. “A umbanda merecia algo de qualidade”, completa Sandro Luiz.

E após muitas ideias e conversas, que nasceu o espetáculo “Tem que ter Fé” e a gravação do seu DVD. Sandro diz que a intenção do espetáculo era levar a Umbanda para todos.

Em 20 de dezembro deste ano, Pai Sandro Luiz fará um novo espetáculo no Teatro Gamaro, chamado “Um presente de Natal”. O espetáculo tem como objetivo incentivar as pessoas a buscarem uma nova visão de vida, através do amor, da força e da fé. As canções, ritmos e as danças apresentadas procuram fluir uma explosão de energias positivas com a mistura de cânticos umbandistas, sambas, danças e apresentações afro-brasileiras. Apenas com a capacidade de 40 por cento, o espetáculo irá receber em torno de 350 pessoas, seguindo todos os protocolos de segurança contra o novo Coronavírus.

Sandro Luiz diz que não para por aí, e que tem grandes projetos para 2021, levar a umbanda através da música é a sua paixão.

Website: http://www.sandroluizumbanda.com.br

Artigo de