Irmãs lançam canal sobre mulheres na história

Passo Fundo, RS 17/11/2020 – As mulheres não se limitam a noções pré-concebidas do que seja ser mulher em cada um desses papéis, mas há uma perspectiva, um olhar que é comum a todas.

Projeto “Elas em Nós” é fruto de anos de conversas entre duas irmãs sobre os diversos papéis vividos pelas mulheres e sobre como mulheres históricas, que habitam a memória e a vivência feminina, podem trazer ensinamentos e inspirar a mulher contemporânea a transitar entre eles

Fruto de anos e anos de conversas entre duas irmãs sobre os vários papéis que a mulher desempenha ao longo da vida – muitas vezes ao mesmo tempo -, e a busca de realização em cada um deles, o projeto Elas em Nós promove um mergulho na história de diferentes figuras femininas que habitam as memórias culturais da sociedade e que, de certa forma, vivem em cada mulher. Através de uma série de vídeos para o YouTube, o canal parte de uma perspectiva “femiholística” para debater a jornada de outras mulheres que, ao longo da história, também foram desafiadas a transitar entre múltiplos papéis e, assim, aprender com elas. A primeira temporada, centrada na personagem Cleópatra, é dividida em quatro episódios e estreou no último dia 22 de outubro. O primeiro vídeo está disponível no endereço www.youtube.com/elasemnos.

O Elas em Nós é idealizado e apresentado por Luciane Corrêa Münch e Márcia Ughini Villarroel. Juntas, elas pretendem criar um canal de discussão para aproximar as mulheres na busca de uma vida mais plena e feliz. “A Márcia sempre quis conversar com outras mulheres sobre como transitamos entre nossos diversos papéis enquanto mulheres e o quanto procuramos uma condição de bem-estar no exercício de cada um deles. Nós somos mães, esposas, temos carreiras de que gostamos, praticamos esportes, temos interesses diversos… E cada mulher é um universo de curiosidades, vivências, interesses. As mulheres não se limitam a noções pré-concebidas do que seja ser mulher em cada um desses papéis, mas há uma perspectiva, um olhar que é comum a todas, por força da nossa própria constituição biológica, que nós denominamos ‘femiholismo’. É nessa perspectiva que se insere nosso projeto”, explica Luciane.

Nesta primeira temporada, por exemplo, as irmãs tomam como base a história de Cleópatra, uma das mais famosas e intrigantes rainhas do Egito, para falar sobre tópicos como “Sensualidade e liderança”; “Corpo x alma: o dilema da beleza eterna”; “Amor e poder”; e “Cuidado ou trabalho: maternidade, família e amigos”. A ideia, segundo elas, é aprender como essas importantes figuras femininas mobilizaram ferramentas internas para atingir seus objetivos, ocupar posições de liderança, inovar e vencer barreiras impostas por seu contexto sociocultural. “A partir desse aprendizado, propomos uma grande troca com outras mulheres para transpor essas ferramentas para o nosso contexto, com o objetivo de viver a vida de maneira plena e transitar entre nossos diversos papéis com equilíbrio e leveza. E é natural que sempre falemos sobre isso a partir da nossa condição de mulheres em busca daquilo que chamamos de ‘femilíbrio’: o equilíbrio entre diversos papéis e interesses do ponto de vista de qualquer mulher”, descreve Márcia.

Espaço de união
Na concepção das idealizadoras do projeto, mais do que um canal de infotenimento, o Elas em Nós é um espaço de acolhida e união a todas as mulheres. “O Elas em Nós é, na verdade, um convite para que as mulheres se unam numa grande troca em torno da oportunidade de aprender com outras mulheres que habitam as nossas memórias culturais, o nosso imaginário. Há algo de todas elas em nós, e é nessa comunhão que buscamos as ferramentas para enfrentar nossos desafios e viver com mais plenitude e satisfação”, sintetizam as irmãs.

Quem são as realizadoras
Luciane Amaral Corrêa Münch tem 51 anos – em suas próprias palavras – transitando entre diversos papéis que a fazem feliz. Casada e mãe, com uma sólida carreira na área jurídica, Luciane também adora os papéis de neta, filha, irmã, amiga, atleta amadora, viajante e, sobretudo, o papel de “eterna aprendiz”.
Márcia Amaral Corrêa Ughini Villarroel conta transitar há 47 anos entre papéis que a realizam: casada e mãe, educadora com uma carreira acadêmica bem-sucedida, Márcia adora passar o tempo com sua família, viajar, ler e praticar exercícios físicos. Praticante de dança do ventre e de aulas de canto lírico, tem na música uma de suas grandes paixões, além do estudo e da busca pelo constante desenvolvimento espiritual, que considera um pilar em sua vida.

Website: http://www.youtube.com/elasemnos

Deixe seu Comentário
Artigo de