Alexandra Loras e Sanofi apresentam documentário ‘Inconscientes Revelados’ sobre os pilares de sustentação do racismo no Brasil

17/11/2020 –

Lançado no mês da Consciência Negra, filme aborda o panorama da atual questão racial no País por meio de entrevistas com personalidades negras, com patrocínio da Sanofi, produção da DreamBox e apoio do coletivo MOOC

Uma obra que revela as cicatrizes e os pilares de sustentação do racismo nas mais diversas camadas da sociedade brasileira. Essa é a narrativa do documentário Inconscientes Revelados, a primeira produção dirigida por Alexandra Loras, palestrante, ativista pela diversidade étnico-racial, comunicadora e ex-consulesa da França em São Paulo. O longa-metragem tem o apoio da Sanofi, a maior farmacêutica multinacional do Brasil, que desde 2010 trabalha para fomentar uma cultura de diversidade e inclusão no ambiente corporativo por meio do seu “Comitê de Diversidade e Inclusão”.

O filme, que caminha pela formação histórica do povo brasileiro até o cenário atual, expondo a real representação do negro no mercado consumidor e de trabalho, contou com uma pré-estreia no dia 6 de novembro, em um evento online. A exibição foi acompanhada de um bate-papo com Alexandra Loras – que compartilhou detalhes da produção e da importância do projeto de 70 minutos para a agenda cultural do Mês da Consciência Negra – além de Neila Lopes, gerente de Comunicação e Líder do Comitê de Diversidade & Inclusão da companhia no Brasil e Marta Magaldi, representante médica digital e líder do pilar de Etnias do Comitê de Diversidade & Inclusão da Sanofi no Brasil.

Na conversa, as convidadas relataram a importância de ações e manifestos que contribuam para mudança de atitudes, abertura de oportunidades e a valorização da pessoa negra. Para Neila Lopes, o apoio da Sanofi ao documentário reforça o compromisso que a empresa tem para a criação de uma sociedade mais justa e igualitária. “Acreditamos no poder da colaboração e da informação para criar ambientes que acolham as pessoas, suas histórias e características. Atuamos de forma comprometida em criar locais de conversa e aprendizado dentro do Comitê de Diversidade e Inclusão, formado por lideranças e colaboradores voluntários engajados com a causa e a missão de construir uma cultura efetivamente inclusiva”, afirma Neila.

Alexandra Loras endossa a importância de expor as raízes de comportamento racista dos brasileiros, assim como os vieses de pensamento que constroem essa nação diversa. “O olhar do filme é potente, principalmente sobre o papel das mulheres negras à frente do pensamento empreendedor e de padrões de comportamento que se repetem entre as gerações”, diz a diretora, que formalizou o convite ao público para acompanhar a única exibição do filme em 2020, no dia 20 de novembro, antes de partir para os festivais de cinema pelo mundo.

“Todos poderão rever esses diálogos no próximo dia 20, no canal do Inconscientes Revelados no YouTube. O filme estará disponível por 24 horas, durante essa data marcante de reflexão e fala”, completa Alexandra.
O documentário Inconscientes Revelados foi produzido pela DreamBox, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com patrocínio da Sanofi, apoio da agência e coletivo M.O.O.C. (Movimento Observador Criativo) e realização da Secretária Especial da Cultura, Ministério do Turismo do Governo Federal.

Exibição
Inconscientes Revelados – Um filme dirigido por Alexandra Loras
Quando: 20 de novembro (sexta-feira), a partir das 00h
Onde: Canal do filme Inconscientes Revelados no YouTube. Link: https://www.youtube.com/channel/UC7rDqk9dDpTt1yU7FoDI2Tg
Única exibição no mês da Consciência Negra

FICHA TÉCNICA
Um filme de: Alexandra Loras (@alexandraloras)
Direção de cena: Bruno Zanetti (@bzanetti) e Louis Rodrigues (@louissrodrigues)
Assistente de Direção: Mayra Farah
Produção Executiva: DreamBox (@dreamboxartbr), Alexandra Loras, Daniel Picolo (@danielpicolo) e Oswaldo Zanetti
Roteiro: Mario Amadeu (@marioamadeu)
Direção de Arte: Vinnitex (@vinnitex)
Direção de Fotografia: Louis Rodrigues
Figurinista: Suyane Ynaya (@suyane_ynaya)
Montagem: Biarritzzzz (@biarritzzzz) e Isabella Pianta (@isabellapianta)
Colorização: Diego Alves
Trilha Sonora: Guilherme Picolo (@guilherme.picolo)
Som Direto: Lucas Costabile (@lucascostabile) e Túllio Zarpão
Edição de Som e Mixagem: Gutto Lima (@zegutto) e Lucas Costabile
Diretora de Produção: Luisa Lagden (@lulagden)
Assistente de Produção: Vanessa Justo e Thais Melfi
Assistentes de Câmera: Jorge Anão, Dum Dum, Laurent eIsabella Pianta
Logger: Jonão
Eletricista: TimTim;
Assistente de Elétrica: Gugu, Rafael Máximo e Antônio Santos;
Maquinista: Habib;
Assistentes de Maquinária: Henrique Braz, Edilton Cruz e Celso Guimarães;
Geradorista: Shoyama;
Assistente de Arte: Mayara Wui Costa Firmino dos Santos;
Personal Beauty: Solange Dias;
Assistente de Figurino: Luis Gustavo Souza;
Assistente de Maquiagem: Tainá;
Camareiras: Vera Castelo, Elaine Melo;
Projeto de Lei de Incentivo à Cultura
Patrocínio: Sanofi
Produção: DreamBox
Apoio: MOOC
Realização: Secretária Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Website: https://www.youtube.com/channel/UC7rDqk9dDpTt1yU7FoDI2Tg

Deixe seu Comentário
Artigo de