Análise de comportamento como grande estratégia dos RHs

São Paulo 4/11/2020 –

Ferramenta ECO auxilia na identificação de traços comportamentais e ajuda empresas a potencializar resultados.

Atualmente as empresas, principalmente as áreas de RH, têm associado estudos do comportamento humano com tarefas rotineiras das organizações a fim de potencializar os resultados e obter destaque em seu mercado de atuação.

A percepção dos hábitos, costumes e de todas as reações que ocorrem nos colaboradores, deve ser analisada na rotina da empresa, para que fique mais fácil lidar com os fenômenos comportamentais.

No contexto de investimento no potencial humano, a Ohl Braga, empresa especializada em gestão empresarial e desenvolvimento de pessoas, criou a ferramenta ECO – Estilo Comportamental.

Desenvolvido a partir dos Estudos de Tipologia de Carl Jung, um dos maiores psicoterapeutas do século XX, o ECO visa identificar os traços de preferência do indivíduo, possibilitando avaliar suas preferências de comportamento e prever suas prováveis tendências comportamentais diante das situações.

Os principais objetivos do ECO são:

• Aprimorar processos seletivos, cruzando as características comportamentais do cargo versus as características comportamentais dos candidatos;
• Fornecer subsídios das características pessoais dos profissionais para incrementar programas de treinamento & desenvolvimento, coaching e mentoria;
• Ancorar planos de sucessão e carreira, identificando o melhor perfil de profissional para as caraterísticas comportamentais desejadas para o cargo;
• Apoiar programas de orientação vocacional, dando maior transparência das potencialidades do indivíduo.

O Sistema RH1000, o software de gestão de pessoas da empresa Ohl Braga, permite identificar o ECO – Estilo Comportamental dos profissionais (da própria empresa ou candidatos externos) emitindo relatório individual detalhado.

Relacionar-se com outras pessoas no ambiente de trabalho não é uma tarefa tão simples, isso porque cada ser humano possui comportamentos e atitudes diferentes, além de maneiras de pensar e enxergar o mundo de um modo pessoal. Justamente por isso, a área de RH tem buscado, cada vez mais, maneiras de decifrar e se antecipar a determinados comportamentos.

“O ECO, para o profissional de RH, vai proporcionar maior valor agregado nas decisões que são tomadas na hora da contratação de um novo elemento, na retenção dos bons profissionais, através da criação de planos de sucessão e carreira, além no desenvolvimento de programas de treinamento” conta Fátima Ohl Braga, consultora e sócia-proprietária da Ohl Braga.

Ela explica que gestores e líderes também se beneficiarão de uma análise mais detalhada do perfil e preferências de cada profissional, tendo uma ideia mais ampla de como devem tratar e interagir com cada elemento de modo a conseguir melhor resultado e um engajamento com o próprio profissional.

“O próprio profissional também poderá ampliar o seu autoconhecimento sobre os seus traços de preferência, conseguindo entender melhor o seu comportamento, as suas decisões e a sua forma de interagir com as pessoas”, complementa a consultora.

Website: https://www.rh1000.com.br/conhecimento/eco-estilo-comportamental

Artigo de