Parceria entre universidades e empresas é caminho para salto em inovações

Rio de Janeiro 28/10/2020 – “A multidisciplinaridade da educação na PUC-Rio me deu a confiança para trabalhar numa grande variedade de problemas”, disse o VP de engenharia do Google.

VP de Engenharia do Google participa de evento online do Departamento de Informática da PUC-Rio, na sexta (30)

O Brasil está no 66º lugar entre 126 países avaliados no Índice Global de Inovação 2019,  duas posições abaixo do ano anterior. Inovação depende de conhecimento. Segundo a US National Science Foundation, invenções financiadas por empresas resultam em licenças e patentes com muito mais frequência do que aquelas bancadas pelo governo federal, nos Estados Unidos. Cada vez mais, as empresas se interessam pela absorção de novas tecnologias e a produção de novo conhecimento como vantagem competitiva. Por isso, a integração entre a academia e empresas é fundamental para o futuro das inovações tecnológicas. 

Atento a este movimento e com o objetivo de atrair novas parcerias, o Departamento de Informática da PUC-Rio uniu forças com o PUC-Rio Endowment, primeiro fundo patrimonial em uma universidade brasileira, para organizar o evento online “Tecnologias Digitais e as Áreas do Conhecimento Humano” na sexta-feira (30), às 17h, no YouTube do DI

Entre os convidados está um ex-aluno que é o vice-presidente de engenharia do Google. Para Luiz André Barroso, a formação acadêmica é fundamental para quem faz carreira na indústria. “A abrangência e a multidisciplinaridade da educação na PUC-Rio certamente me deram a confiança para, nos últimos 30 anos, trabalhar numa grande variedade de problemas, o que tem feito minha carreira ser constantemente renovada por problemas novos e diferentes”, disse o VP de engenharia do Google. 

A programação abordará o papel central da informática na pesquisa científica, no desenvolvimento e na inovação multidisciplinar para o avanço econômico e social de um país. O evento pretende incentivar ainda mais as parcerias da universidade com as empresas e o setor público, além de apresentar colaborações entre departamentos da PUC-Rio. 

Essa relação interdisciplinar, essencial para a pesquisa científica, é outro tema do evento. Foi aliando ciências exatas às humanas que o professor do departamento Edward Hermann resolveu um problema em aberto havia 40 anos na área de complexidade computacional. “Este resultado só existe graças ao trabalho que tenho com o colega da Filosofia, o Luis Carlos Pereira. Ele foi meu professor e me ensinou tudo”, afirmou o pesquisador.

Entre os participantes, estarão decanos e vice-decanos da universidade, como o Dr. Hilton Koch, Sidnei Paciornik e Mônica Herz; o diretor do Departamento de Informática, Markus Endler; a diretora do Departamento de Artes e Design, Jackeline Farbiarz; o professor titular da George Mason University (EUA) Daniel Menasce; a professora Valeria de Paiva, co-fundadora do Topos Institute; e João Candido Portinari, fundador do Projeto Portinari. A sessão online tem o apoio do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio, da Innovation Norway, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da Assespro RJ e da Nvidia, multinacional líder em computação de inteligência artificial.

Website: http://bit.ly/DI-PUC-Rio-30-10

Artigo de