Trilhas brasileiras para quem gosta de ecoturismo

Curitiba,PR 14/10/2020 –

Aos que gostam de cruzar longas distâncias em meio à natureza, o Brasil possui diversas opções de trilhas.

O ecoturismo ou turismo ecológico, é considerado uma ferramenta muito importante de educação ambiental, pois valoriza, acima de tudo, a preservação do meio ambiente – não só natural, mas também social e cultural. As atividades mais comuns são as trilhas ecológicas, os pontos de observação e o mergulho.

Para quem gosta de cruzar longas distâncias em meio à natureza, o Brasil possui diversas opções de trilhas.

Abaixo uma lista contendo circuitos de trekking em cidades brasileiras:

1) Vale do Pati

A trilha do Vale do Pati cruza o Parque Nacional da Chapada Diamantina, no estado da Bahia. Tida como uma das mais bonitas do Brasil e da América do Sul, o seu caminho presenteia o caminhante com cachoeiras, piscinas naturais, mirantes e vegetação nativa da Mata Atlântica.

A rota total soma 70 km, a serem percorridos entre seis e oito dias, cujos pontos finais são Cachoeira do Lajeado e o Poço Azul. Há alternativas de percursos mais curtos, como os que terminam no Mirante Pati e Águas Claras, também no Cachoeirão e Cachoeira do Funil.

2) Travessia Petrópolis – Teresópolis

Muito popular entre os trilheiros, a travessia interliga duas famosas cidades do estado do Rio de Janeiro: Petrópolis e Teresópolis. Localizada em meio à Serra dos Órgãos, o itinerário tem 30 km que levam, em média, três dias para serem completados.

Quem percorre o trajeto por completo conhece diversos locais, dentre os quais se destacam a Cachoeira Véu da Noiva, o Mirante da Pedra do Queijo, a Pedra do Sino e os Castelos de Açu.

3) Rio do Boi

A localização geográfica do Parque Nacional dos Aparados da Serra – fronteira dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também divisa vertical da Serra Geral, que envolve o Brasil, a Argentina e o Uruguai – explica a quantidade de visuais impressionantes.

São 8 km, realizados entre pedras do Cânion Itaimbezinho e, ao final, é possível curtir duas belas cachoeiras: Andorinhas e a Véu da Noiva.

4) Monte Roraima

O Monte Roraima está situado no estado de Roraima e em uma região de tríplice fronteira (Brasil, Venezuela e Guiana Inglesa). O trekking na montanha costuma levar de oito a dez dias e o seu local de entrada é pela Venezuela.

É um dos picos brasileiros mais altos – 2.875 metros de altitude. A trilha revela uma série de outras belezas, como Vale dos Cristais, Ponto das 3 Fronteiras, quedas d’água, jacuzzis naturais, entre outros.

5) Pico das Agulhas Negras e Prateleiras

Primeiro parque nacional do Brasil, o Parque Nacional do Itatiaia abriga formações rochosas que vão do estado do Rio de Janeiro a Minas Gerais, no limite com São Paulo. Nele estão dois grandes picos: Prateleiras (2.540 metros) e Agulhas Negras (2.790 metros), tradicionais entre os amantes de esportes de aventura.

A trilha que leva ao primeiro é de dificuldade média, somando cerca de 10 km em um trajeto bem demarcado. Já o segundo é considerado um pouco mais difícil, pois alguns trechos só são acessíveis por meio de cordas, mas a vista espetacular compensa o esforço.

6) Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses são um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. A travessia permite conhecer cada um desses cenários paradisíacos. São 30 km, de nível moderado, que levam cerca de cinco dias para serem percorridos.

As principais atrações são as lagoas Bonita e da Gaivota, o Rio Preguiça, o povoado de Atins, as dunas e a cultura local.

7) Cachoeira Santa Bárbara

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no estado de Goiás, é lar de inúmeras cachoeiras, cavernas, cânions e de uma riquíssima biodiversidade. Destaca-se entre as suas trilhas, a que leva à Cachoeira Santa Bárbara – uma cachoeira de águas cristalinas e areia bem branca. O trajeto tem duração estimada em duas horas.

O Clube Candeias, maior clube de turismo do Brasil, possui inúmeras vantagens disponibilizadas a quem é associado, entre elas, unidades próprias em diversas cidades brasileiras, rede integrada com mais de 500 mil opções em hospedagens pelo mundo todo, programa de recompensas, etc.

Mais informações em https://www.clubecandeias.com/

Website: https://www.clubecandeias.com/

Deixe seu Comentário
Artigo de