Gráfica inteligente une mídia física a mundo digital e abre oportunidades para mercado de impressão

Curitiba, PR 14/10/2020 –

Automatização de processos, técnicas atrativas no varejo e realidade aumentada são alternativas para conquistar novos públicos

Automatização de processos, técnicas atrativas de captação de clientes e métodos como a realidade aumentada (RA) são apenas algumas das técnicas utilizadas por grandes varejistas, como Amazon e Ikea para atrair novos mercados e atingir cada vez mais pessoas no ambiente digital. Segundo estudo da Harvard Business Review, a estimativa é que os investimentos do mercado de vendas em realidade aumentada ultrapassem os US$ 60 bilhões até o fim de 2020 em todo mundo.

Ciente dessa nova onda tecnológica que tomou todas as relações humanas, a Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, investiu esforços em um plano de inovação, que buscou alianças com startups brasileiras para oferecer novos serviços ao mercado de impressão gráfica. A coordenadora de Marketing da Posigraf, Karinna Morais, explica que o projeto surgiu em 2018 e buscou identificar oportunidades em empresas com modelos de negócio promissores e alinhados aos objetivos e valores da companhia. “A iniciativa surgiu a partir do conceito da Gráfica Inteligente, pois desejávamos trazer modernidade e inovação ao nosso portfólio. Percebemos que era necessário integrar soluções que trouxessem interação e valorizassem ainda mais nossos serviços. A partir disso, fizemos parcerias com startups que oferecem serviços alinhados aos nossos produtos, após um extenso processo seletivo”, explica.

Com a junção da expertise de quase cinquenta anos no segmento varejista e dos serviços tecnológicos de três startups parceiras selecionadas, a Posigraf passou a oferecer novas ferramentas, como o serviço de cupons rastreáveis, a automatização da comunicação de preços e ofertas no ponto de venda (PDV) e a realidade aumentada, também aplicável para os setores editorial e educacional.

Cupons rastreáveis

Em parceria com a startup OUVI, a Posigraf lançou o serviço de cupons rastreáveis para empresas varejistas. A plataforma consiste em fornecer uma carteira de cupons digitais para lojas físicas. A ferramenta permite que o cliente capture descontos inseridos nas mídias impressas e possibilita que a empresa direcione suas promoções a públicos-alvo sensíveis a essa estratégia de vendas. “Além disso, o sistema proporciona o monitoramento de toda a ação, desde a leitura da mídia até a compra no ponto de venda, além de permitir a aplicação de remarketing e dar ao empresário a possibilidade de acompanhar a ação em tempo real e conhecer sua audiência e taxas conversão por mídia”, explica Karinna.

Comunicação de preços e ofertas

O sistema de automatização de produção de cartazes para a comunicação de preços em comércios físicos é outra novidade da Posigraf. Desenvolvido pela startup Pricefy, a plataforma digital aumenta a produtividade na divulgação de campanhas em lojas e elimina a possibilidade de erros ortográficos nesse meio de comunicação, comumente cometidos durante a produção manual, além de auditar de forma simples as ativações de campanhas e alterações de preço no PDV. “Nosso objetivo é otimizar e personalizar a comunicação visual das empresas, de acordo com o perfil de cada uma e evitar erros na confecção dessas peças”, conta a coordenadora de marketing.

Realidade aumentada

Com apenas um smartphone e um marcador (imagem que ativará a realidade aumentada), a Posigraf traz para os mercados editorial, varejista e educacional a união entre o mundo físico da mídia impressa e a tecnologia de experiência do consumidor. Em parceria com a startup xAR, a plataforma de RA fornece ao usuário a oportunidade de enxergar além do que a embalagem de um produto ou a folha de um livro podem mostrar a olho nu.

“Conseguimos gerar materiais com animação, vídeos e uma interação com o consumidor ou aluno, no caso dos livros interativos”, explica Karinna. A tecnologia também reduz custos de comunicação e ainda monitora, em tempo real, o alcance da campanha, além de gerar maior interação entre fornecedor e cliente.

Sobre a Posigraf

Há mais de 45 anos no mercado, a Posigraf, gráfica do Grupo Positivo, é uma das maiores gráficas da América Latina. Instalada em uma área de 52 mil m2, a companhia tem representações em todo o Brasil. Seu portfólio de serviços compreende a produção de livros didáticos e publicações especiais, tabloides e materiais promocionais, além de revistas e periódicos.

Website: http://posigraf.com.br/

Deixe seu Comentário
Artigo de