Especial da 99 “Para Onde Vamos” traz lições sobre mobilidade

São Paulo, SP 14/10/2020 – A reconexão das pessoas com a cidade, quem ficou em isolamento e quem tem saído por vontade ou necessidade esquentam a conversa

Plataforma reúne artigos, reportagens e podcasts para que mais pessoas se engajem na busca por cidades mais fluidas e democráticas

O assunto já era complexo, mas na pandemia tornou-se ainda mais. Para entender todas as transformações e desafios relacionados à mobilidade urbana, a 99 lança o especial “Para Onde Vamos”, com reportagens, artigos, quiz e podcast para esmiuçar a maneira como cada um de nós se relaciona com os espaços e se desloca pelas cidades. A partir de entrevistas e levantamentos, a plataforma lista as cinco principais lições aprendidas até aqui:

1) Compartilhar segue sendo a melhor alternativa
Tomadas as devidas precauções, as viagens compartilhadas seguem sendo a melhor opção para desafogar o trânsito. Sistemas coletivos, como o ônibus, e aplicativos de transporte demonstram que não há nada mais eficiente do que levar mais pessoas para um mesmo destino e assim ajudar a tirar mais carros individuais das ruas. Pâmela Vaiano, diretora de Comunicação da 99, fala sobre a nova categoria de carona do app no Episódio 5 do podcast Melhores Conexões, em conversa com a secretária municipal de Mobilidade de São Paulo Elisabete França.

2) Mobilidade como serviço já é uma realidade
A facilidade de alugar uma bicicleta ou chamar um carro por aplicativo mostra o quanto os serviços de transporte evoluíram. É disso que se trata a mobilidade como serviço, poder usar um modo sem precisar possuí-lo. Integrar as opções é uma forma importante de aumentar essa liberdade e vem evoluindo a ponto de unificar os meios de pagamento para que o usuário mal perceba que saiu de um sistema e entrou em outro.

3) Destino das bikes no pós-pandemia é incerto
Mais barata e segura, a bicicleta vem ganhando popularidade nos últimos meses. Segundo um levantamento da Aliança Bike, as vendas cresceram entre junho e julho 118% quando comparadas com o mesmo período em 2019. A aposta em uma opção limpa e saudável é sempre uma ótima notícia, mas não quando acontece às custas do transporte coletivo, igualmente importante. Como muitos dos novos ciclistas utilizavam antes os ônibus, especialistas se perguntam se a adesão às bikes pode comprometer ainda mais as finanças dos coletivos.

4) Brasil mantém pedestre em segundo plano
Com as ruas vazias pela pandemia, cidades por todo o mundo viram a oportunidade de repensar o uso dos espaços públicos e implementar mudanças para melhorar o trânsito. A resposta veio com a mobilidade ativa, com vias até então exclusivas para carros cedendo lugar para ciclovias e pedestres. Por toda a Europa, mais de 2 mil quilômetros de novas ciclovias foram anunciados, seguidas por cidades como Nova York e Buenos Aires. Por aqui, as iniciativas são ainda tímidas. Uma delas é o projeto Ocupa Rua, em São Paulo, que cede o espaço de vagas de estacionamento para restaurantes e bares.

5) Periferias demandam maior integração
Distantes dos centros urbanos e com poucas opções de transporte, as periferias têm visto no carro por aplicativo uma opção mais segura e eficiente de se deslocar durante a pandemia. A vida dos moradores dessas áreas é tema do Episódio 2 do podcast Melhores Conexões e tratada em pesquisa realizada pela 99 nas periferias de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. O estudo mostrou que, para 52% dos entrevistados, as viagens por aplicativo são o serviço mais desejado. O resultado reforça a importância de oferecer opções de transporte acessíveis e que se integrem a outros modos como forma de estimular a inclusão.

Website: https://paraondevamos.com/

Deixe seu Comentário
Artigo de