Como recuperar a aprendizagem dos alunos impactada pela pandemia?

14/10/2020 –

Programa AZ+ realiza o mapeamento dos gaps dos estudantes e estrutura uma intervenção pedagógica personalizada

A pandemia de coronavírus e a consequente suspensão das aulas presenciais determinaram uma nova realidade para a educação brasileira. Nesse novo cenário, as escolas tiveram que mudar suas práticas e estratégias pedagógicas para não prejudicar a aprendizagem dos alunos em 2020 e, com isso, a preocupação em relação à efetividade do aprendizado impulsionou a necessidade de diagnosticar o que foi consolidado, além de identificar as habilidades que ainda precisam ser desenvolvidas.

Para auxiliar as escolas nesse processo de recuperação, a Conexia Educação lança o AZ+, um programa digital que realiza o mapeamento dos gaps de aprendizagem, estrutura a intervenção pedagógica com trilhas de conteúdos personalizadas pelo Super App AZ e oferece ferramentas para o acompanhamento constante do progresso dos alunos, por meio de indicadores de progresso e desempenho.

“O programa foi criado justamente para suprir a necessidade gerada pela pandemia e as aulas remotas. Por meio de soluções digitais, será possível identificar as lacunas no aprendizado dos estudantes e promover ações personalizadas para que nenhuma habilidade essencial seja deixada para trás”, afirma Sandro Bonás, CEO da Conexia Educação.

Disponível para o Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e o Ensino Médio, no AZ+ cada aluno terá dupla matrícula, na qual cursará a série adequada em 2021 e consolidará as aprendizagens da série cursada em 2020, para que nenhuma habilidade fundamental ao desempenho dos alunos deixe de ser desenvolvida.

Novo Ensino Médio

A preocupação é ainda maior no Ensino Médio, diante da nova proposta de adequação à Base Nacional Comum Curricular e aos Itinerários Formativos, Maria Helena Guimarães, presidente do CNE (Conselho Nacional de Educação), afirmou que o MEC (Ministério da Educação) adiará o início da implantação do Novo Ensino Médio para 2022. “O ano de 2021 será de reposição, de recuperação, e não dá para pensar em mudanças”, afirma.

Para Sandro Bonás, é preocupante oferecer o Itinerário Formativo sem ajustes já no próximo ano, ignorando a pandemia e a necessidade de recuperação dos alunos. “Na Plataforma AZ de Aprendizagem, em 2021, entraremos com o projeto de vida como itinerários junto ao AZ+, para preencher os gaps de aprendizagem gerados pelo impacto da Covid-19 e, no ano seguinte, iniciaremos a 2ª parte dos itinerários, com os microcursos. Com isso, entregaremos o melhor dos dois mundos”, finaliza o CEO da Conexia Educação.

 

Plataforma AZ

A Plataforma AZ de Aprendizagem, marca da Conexia Educação, conta com um conjunto de soluções educacionais inovadoras para a Educação Básica, o qual promove a formação integral do aluno para os desafios do século 21, além de estimular a autonomia, o alto rendimento acadêmico e o gosto pelo estudo. Por meio de ferramentas como o MAPA (conjunto de metas acadêmicas) e simulados semanais com feedback imediato no Super App AZ, é realizada a individualização da trajetória do aluno, com uma formação personalizada. Referência em aprovação nos vestibulares mais concorridos do país, a metodologia está disponível para escolas de todo o Brasil, da Educação Infantil ao Pré-Vestibular.

 

Website: http://www.plataformaaz.com.br

Artigo de