Desafios da formação universitária para estudantes da rede pública reúne personalidades como Porchat, Djamila, Daniele Hypólito, entre outros

7/10/2020 – Nossa deia é permanecer no ambiente virtual, mas sem esquecer a nossa essência, que é o presencial

Em formato virtual, 4ª edição do Universidade por Um Dia abriu espaço para orientar estudantes sobre o ingresso no Ensino Superior. Iniciativa gratuita seguirá produzindo conteúdos para auxiliá-los no Enem 2020

Personalidades brasileiras compartilharam os desafios da formação profissional com estudantes da rede pública de todo o país na 4ª edição do Universidade Por Um Dia (21 a 25/09), realizado pela produtora Araucária Agência Cultural, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC), para inspirar os jovens a ingressarem no ensino superior.

Com o apoio das universidades Estácio de Sá, Universidade Veiga de Almeida – UVA e do Centro Universitário IBMR, o projeto idealizado pela psicóloga Chloé d’Archemont buscou vencer as barreiras do isolamento social por meio do virtual. A começar pela criação do Trocando Ideia, uma série de bate-papos com mediação de Fábio Porchat que foi inaugurada em uma conversa sobre “Racismo estrutural e acesso à universidade”.

Depoimentos marcantes buscaram inspirar e provocar os estudantes para uma mudança da estrutura social. “Eu nunca pensei que não poderia ser médica por conta da minha cor. Por outro lado, a sociedade tentou me fazer achar isso”, relatou a médica campeã do BBB20 Thelma Assis. “A educação foi a segunda alforria da minha família”, conta o humorista Paulo Vieira. A filósofa Djamila Ribeiro ainda destacou a importância de políticas públicas na sua trajetória: “Sou a primeira pessoa da minha família a ter acesso ao ensino superior.”

Para Chloé, a participação voluntária de personalidades renomadas reforçou a importância do UPUD para além do evento. “Quando eles aceitaram o convite, eu tive a certeza de não estar sozinha nessa batalha e de que estamos falando de um propósito muito maior do que um encontro virtual.”

Outros bate-papos sobre os temas “O papel do professor no ingresso à universidade”, “A arte como ferramenta para educação”, “A importância de ter confiança em si” e “Como o esporte auxilia na educação” também tiveram a presença de Daniele Hypólito, Viviane Mosé e os #EduTubers Professor Noslen e Audino Vilão. Confira em www.universidadeporumdia.com.br .

Além da feira de carreiras

Iniciando o formato online de forma criativa, a feira de carreiras foi realizada por meio do “Desafio Por Um Dia”: para concorrer a 18 prêmios, os participantes foram convidados a escrever uma frase de até 400 caracteres utilizando palavras-chave que eram liberadas após eles “circularem” em stands virtuais, tirando suas dúvidas sobre vocação, cursos, Enem, SiSU e universidades. Foram elas: Sonho, Vida, Universidade.

A frase ganhadora do primeiro lugar foi escrita pela estudante Kailane Cristina, 17 anos, de Nova Iguaçu (RJ). Confira abaixo:

“As universidades são o princípio para realizar grandes projetos, ações e formações pessoais que possam impactar e mudar a vida de muitas pessoas, e com isso iniciar um sonho que se possa efetuar, fazendo diferença positiva na sociedade e no mundo.”

A idealizadora conta que as frases do Desafio aproximaram um pouco mais a equipe organizadora do público participante do evento online e confessa ter ficado muito esperançosa com o conteúdo. “Todos escreveram coisas num tom muito otimista, de sentir que é capaz e de querer transformar o mundo mesmo que a sociedade dificulte isso.”

Ainda que os eventos presenciais retornem em 2021, o UPUD estuda continuar com o formato online. “Já que a gente abriu esse novo território, a nossa ideia é permanecer com ele, mas sem esquecer a nossa essência, que é o presencial”, revela o diretor da Araucária Agência Cultural, Miguel Colker. Num primeiro momento, a equipe já tem planos de continuar com a produção de conteúdo no canal do YouTube. “Falar sobre cidadania, política, meio ambiente… isso tudo que abrange o universo do estudante da rede pública no momento que ele vai decidir o que vai fazer da vida e que é essencial pra sua formação”, conclui.

Website: http://www.universidadeporumdia.com.br

Artigo de