Diversas metodologias de melhoria contínua são importantes na gestão hospitalar

Campinas, SP 6/10/2020 – Assim, o mapeamento consiste no desenho de um processo para compartilhamento, ou seja, para que outras pessoas possam visualizar e entender o processo também

Mapeamento de Processos, fluxograma, Lean Healthcare são exemplos de metodologias úteis no contexto de cuidados da saúde

Neste ano, em função da pandemia, os assuntos de saúde e gestão hospitalar estão constantemente nos meios de comunicação e nas redes sociais. Existem inúmeras metodologias de gestão da qualidade e melhoria contínua que podem ser associadas à realidade dos hospitais.

Uma das metodologias envolve o Mapeamento de Processos. Para entender melhor a metodologia, antes, é necessário compreender um pouco do que são processos num contexto empresarial, “Processo é uma sequência de atividades que visa a transformar uma entrada (um apanhado de informações, matérias-primas, etc) em um serviço ou produto útil para um determinado cliente”.

Assim, o mapeamento consiste no desenho de um processo para compartilhamento, ou seja, para que outras pessoas possam visualizar e entender o processo também. Esta ferramenta auxilia as equipes focadas na melhoria contínua a terem ideias de como, com alterações, melhorar processos.

Outra metodologia que pode auxiliar a gestão em hospitais é o Lean Healthcare. Num hospital Lean, o sistema de gestão Lean da Toyota é usado em combinação com um sistema estratégico de implantação e gerenciamento de políticas, chamado Hoshin Kanri e com o gerenciamento visual diário. O gerenciamento visual diário é uma prática em que os membros da equipe dispendem diariamente um tempo para avaliar o seu progresso usando os elementos-chave dispostos nas paredes.

As atividades de implementação do Lean Healthcare são as oficinas Lean Basic, também descritas como workshops Kaizen. Uma sessão Kaizen ou Lean Basic é uma oficina de um dia, apresentando ferramentas e técnicas Lean. Outras ações e ferramentas envolvem a implementação Lean no contexto dos cuidados de saúde, como o 5S – para reorganizar o local de trabalho, o mapeamento de fluxo de valor (VSM) – para melhorar os processos de atendimento, e a Melhoria de Processos (RPIW).

Essas metodologias e ferramentas são abordadas nos cursos da FM2S , startup de educação localizada na Unicamp. A startup oferece os cursos, sua Assinatura que inclui mais de 50 cursos EAD, materiais de apoio (apostilas, planilhas, etc) disponibilizadas no site, além de blogs de conteúdo relacionado à melhoria contínua, como o Lean Seis Sigma , o fluxograma , POP , entre outros.

O assinante FM2S conta ainda com grupos de networking exclusivos para assinantes, conteúdo prático, mentoria online e professores com ampla bagagem teórica e prática, materiais e cursos exclusivos, webinars e outros eventos.

Para saber mais, acesse os canais FM2S, ou entre em contato:
Assinatura: https://ead.fm2s.com.br/plano/assinatura-fm2s/
Cursos: https://ead.fm2s.com.br/cursos/
Blog: https://www.fm2s.com.br/blog/
Site: https://www.fm2s.com.br/
WhatsApp / Telefone: (19) 99941-1281 / (19) 4101-0234

Website: https://www.fm2s.com.br/

Artigo de