A queda na taxa de juros vem estimulando a busca por investimentos mais rentáveis e ajudando na recuperação econômica

Rio de Janeiro, RJ 5/10/2020 –

Embora a pandemia da Covid-19 tenha prejudicado significativamente os negócios em geral, a recuperação da economia em “V”, ou seja, de forma muito rápida, vem permitindo bons retornos aos investimentos de risco, com destaque para ações e fundos imobiliários.

Num primeiro momento, a pandemia provocou grandes perdas aos investimentos de risco em todo o mundo, mas os estímulos ao crescimento promovidos pelos governos de diversos países, inclusive do Brasil, tanto monetários como fiscais, que injetaram volumes expressivos de recursos na economia, estão promovendo uma forte recuperação econômica e dos mercados.

Em março, o Ibovespa, principal índice que mede o retorno das ações brasileiras, caiu 29,9 %. Nos meses seguintes, apresentou retorno positivo de: 10,3 % em abril; 8,6 % em maio; 8,8 % em junho e 8,3 % em julho. Em agosto e setembro os retornos ficaram negativos em 3,4% e 4,8 %, respectivamente.

Comportamento parecido teve o IFIX, que mede o retorno dos fundos de investimento imobiliário, que desvalorizou 15,9 % em março, tendo apresentado os seguintes retornos nos meses seguintes: 4,4 % em abril; 1,8 % em maio; 5,9 % em junho; -2,6 % em julho; 1,8 % em agosto e 0,5% em setembro.

Num círculo virtuoso, essa busca por investimentos mais rentáveis também estimula a economia com a abertura de empresas e geração de empregos. Nesse ponto, a bolsa de valores realiza um papel importante ao dar liquidez aos investidores, tornando viáveis novos empreendimentos.

Embora haja preocupações com relação aos impactos fiscais de longo prazo, que poderão fazer as taxas de juros subirem novamente, muitos economistas acreditam que os mercados de risco (ações e imóveis) são também proteção contra a ameaça de inflação. Além disso, no Brasil, há uma âncora fiscal, que é o teto de gastos constitucionais, que torna mais difícil um descontrole fiscal permanente .

Para mais informações, basta acessar o link a seguir:

https://www.barralivros.com/queda-juros

Website: http://www.barralivros.com

Deixe seu Comentário
Artigo de