Torneiras com sensores colaboram para higiene segura e consumo sustentável

2/10/2020 –

Os metais oferecem acionamentos inteligentes, com liberação de fluxo condicionado apenas a aproximação das mãos, o que se reflete em uma alternativa segura e sustentável, com maior economia de água e energia

Mais do que um hábito, o ato de lavar as mãos está cada vez mais condicionado à manutenção da saúde. Quando feito com frequência e de maneira adequada, com itens básicos como água e sabão, oferece maior proteção contra vírus e bactérias, conforme indica a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Para tornar esse ritual mais prático e seguro, o uso de torneiras acionadas por sensores se apresenta como solução eficiente para espaços públicos e residenciais. Os metais oferecem acionamentos inteligentes, com liberação de fluxo condicionado apenas a aproximação das mãos, o que se reflete também em uma alternativa sustentável, com maior economia de água e energia.

A Torneira Level Sense é uma alternativa para quem busca tecnologia, praticidade e design para espaços residenciais. Acionada por meio de sensores de aproximação de amplo alcance, dispensa a necessidade de toque. Basta aproximar as mãos em qualquer ponto do produto que o fluxo de água é liberado, trazendo maior mobilidade, sem a necessidade manter as mãos em uma única posição para o acionamento do sensor.

O dispositivo Deca Comfort, embutido no metal, garante vazão constante do fluxo de água, evitando respingos na bancada. Devido ao acionamento somente por aproximação, evita-se também o desperdício de água. O produto ainda conta com temporizador para que, no caso de obstrução do sensor, o desligamento do fluxo de água aconteça automaticamente após 15 segundos de uso.

Moderna, em formato geométrico e marcado, a torneira funciona com bateria de longa duração, sem necessidade de ponto de energia. Sua instalação segue o mesmo padrão de uma torneira convencional, o que facilita a substituição. Para compor com diferentes perfis de projetos, está disponível nos acabamentos Cromado, Red Gold e Black Noir.

Já a linha Decalux conta com versões que se diferem em design e funcionalidade. Em formatos cilíndrico ou quadrado, combinam com diferentes estilos de projetos e estão disponíveis nas versões bivolt e a bateria.

Devido ao sensor óptico, permite o acionamento do fluxo de água por aproximação das mãos e libera apenas a quantidade necessária para cada uso. Para desligar, basta afastar-se. O mecanismo ainda elimina os riscos de contaminação pelo toque, uma vez que não há a necessidade de encostar as mãos na torneira, garantindo maior higiene para todos os que utilizam o produto.

Para evitar desperdício, caso algum objeto permaneça na frente do sensor, possui sistema antivandalismo que desliga automaticamente após 10 segundos. Na versão on-off, pensada principalmente para uso público e ambientes hospitalares, o desligamento automático acontece após afastamento das mãos ou após 60 segundos de utilização contínua.

A linha traz também opções com tecnologia hidrogeradora, um sistema eletrônico capaz de armazenar a energia gerada pela própria força da água. Nela, o sensor localizado na base do metal utiliza a bateria no primeiro uso ou em intervalos de acionamento superiores a duas horas. A cada utilização, é gerada energia para alimentação do sistema, sendo uma solução sustentável para ambientes com alta circulação.
¬
Duratex
A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra, Duratex, Durafloor, Ceusa e Portinari, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul, além de ser uma das maiores produtoras de revestimentos cerâmicos do Brasil.

Com sede administrativa em São Paulo, possui 21 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia – Duratex Colômbia. A Duratex também é proprietária da LD Celulose, por meio de joint venture com o Grupo Lenzing e da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2019/2020 da B3 – ISE.

Website: http://www.deca.com.br

Deixe seu Comentário
Artigo de