Empresas estão trocando biometria pela tecnologia QR Code, que dispensa contato físico e contribui para a segurança

São Paulo 2/10/2020 – A pandemia fez com que tomássemos diversas medidas para evitar o contato físico e mitigar a propagação do novo coronavírus”, diz Marcel gerente de TI do Clube.

Desenvolvida pela TRIL Tecologia, solução dispensa o contato físico da biometria, gerando mais segurança em um cenário de pandemia.

Focada em fornecer instrumentos inteligentes para modernizar o mercado de gerenciamento e controle de acesso, a Opticon – uma das primeiras empresas do mundo a se especializar na fabricação de scanners de código de barras – forneceu seus leitores M10 para a solução que atualizou as catracas do Clube Ipê, em São Paulo.

Por conta da pandemia da COVID-19, o clube sentiu necessidade de migrar sua solução da tecnologia de biometria para a leitura de QR Code, que dispensa o contato físico, aumentando a segurança dos frequentadores. Segundo Marcel Augusto Bitar, gerente de TI do Ipê: “A pandemia fez com que tomássemos diversas medidas para evitar o contato físico e mitigar a propagação do novo coronavírus. Por isso, surgiu a ideia de migrar a tecnologia para o QR Code, utilizando a interação do celular dos usuários com as nossas catracas de acesso ao clube”.

A empresa escolhida para ser a responsável pelo projeto – TRIL Tecnologia – é especializada em controle de acesso e buscou agregar os novos desafios gerados pela pandemia com as soluções já presentes no mercado. Para Renato Sanches, gerente de projetos da empresa: “As tecnologias estão sempre se renovando. O Coronavírus direcionou o mercado pela busca de tecnologias sem contato, o que vai de encontro a solução com o QR Code”.

Sanches destaca ainda uma maior agilidade e velocidade de reconhecimento da leitura com o QR Code. “Essa tecnologia soluciona ainda a questão do público que tem dificuldade na leitura biométrica devido a questões, como idade, formação da digital biométrica digital ‘danificada’ pelo exercício da atividade, etc”. explica.

O executivo diz que a migração para a nova tecnologia foi bem simples, não havendo a necessidade de treinamento técnico. A Opticon forneceu os leitores com a configuração pronta para a aplicação do Ipê Clube, bastou a equipe técnica integrar o leitor QR Code na eletrônica da catraca. “Nosso pessoal possui know-how de leitores QR Code do mercado, inclusive com testes práticos. Quando surgiu a demanda no Ipê Clube, já tínhamos a solução pronta para apresentar ao cliente e o M10 se encaixou perfeitamente à aplicação”, conta Sanches.

O quesito tamanho do equipamento também foi bastante relevante para a escolha do M10, pois suas dimensões reduzidas facilitaram o encaixe do leitor na catraca, além de ampliar o ângulo de leitura dos códigos.

Opticon:

Fundada em 1976, a Opticon é um dos maiores players do mercado de tecnologia voltada para o varejo. A empresa foi uma das primeiras do mundo a se especializar na fabricação de scanners de código de barra, revolucionando o mercado e facilitando o gerenciamento de estoque, ativos e separação de pedidos.

Atualmente, a Opticon está presente em mais de 65 países fornecendo soluções de alta tecnologia para etiquetas de prateleiras eletrônicas, sinalização digital e equipamentos totalmente adaptáveis a qualquer tipo de estrutura varejista.
www.opticon.com

TRIL Tecnologia:
A TRIL Tecnologia é uma empresa voltada para o desenvolvimento de soluções e equipamentos de Controle de Acesso e Ponto, através de uma equipe técnica com expertise e compromisso com seus clientes.
www.triltec.com.br

Clube Ipê:
Fundado em 1946, o Clube Ipê é um dos mais antigos e tradicionais clubes de São Paulo. Atualmente, mantém as tradições da época de sua fundação através de seu escudo (antes distintivo, hoje logotipo), e abaixo da palavra IPÊ com o sinal de igual, em respeito à igualdade estabelecida entre seus fundadores.

A primeira modalidade esportiva desenvolvida no clube foi a pelota, logo em seguida surgiram o tênis, futebol, voleibol, basquetebol, bocha e malha. Hoje o Ipê Clube conta com as mais variadas modalidades esportivas, atividades culturais e eventos sociais.

www.ipeclube.com.br

Website: http://www.opticon.com.br

Artigo de