Genuinamente brasileira, enciclopédia Barsa ganha versão online

São Paulo, SP 1/10/2020 – Era uma coleção de livros de capa dura, impressa em vermelho, com diversas páginas e volumes, distribuída em edições e vendida de porta em porta.

A Plataforma Barsa na Rede é uma plataforma editorial on-line que incorpora todos os verbetes de A a Z e conta também com textos de áreas como história e política, cultura, ciência, tecnologia, sociedade, além de textos e especiais e dossiês.

Antes da era tecnológica, fazer um trabalho escolar exigia dos estudantes idas e mais idas à biblioteca e horas e mais horas de pesquisa em livros, para que depois o conteúdo absorvido fosse transcrito para uma folha de papel. Nessa época, alunos e professores recorriam às enciclopédias impressas, coleções de livros contendo uma vasta gama de conhecimentos gerais, com assuntos a serem pesquisados por um índice em ordem alfabética. E foi nesse contexto que nasceu a enciclopédia Barsa.

Enciclopédia Barsa: a 1ª genuinamente brasileira

Tida como oráculo de informações por professores, estudantes e por quem tem sede de conhecimento, a enciclopédia Barsa foi e é até hoje referência de pesquisa. Relembrada com carinho pelos adultos, sua primeira edição, datada de 1964, honrou o título de primeira enciclopédia feita especialmente para o Brasil, contando com textos de grandes nomes da comunidade intelectual brasileira, como do escritor Jorge Amado, do arquiteto Oscar Niemeyer, do enciclopedista Antonio Houaiss, do escritor Antônio Callado, entre outros.

Era uma coleção de livros de capa dura, impressa em vermelho, com diversas páginas e volumes, distribuída em edições e vendida de porta em porta. Tida como uma das únicas fontes de conhecimento para estudantes e pesquisadores, as respostas para todas as dúvidas estavam lá.

Dos tempos áureos de venda porta a porta até sua migração para a plataforma digital, a Barsa, atualmente administrada pela Editora Planeta do Brasil Ltda., nunca se afastou de seu objetivo primeiro de enciclopédia: trazer a organização de conhecimento dos fatos relevantes de A a Z ao redor do mundo, envolvendo questões das mais variadas áreas do conhecimento.

A Barsa conseguiu algo que poucas fontes de informação alcançaram ao longo de sua trajetória: credibilidade. E isso mantém vivo o saudosismo na mente dos mais velhos, que muito aprenderam com o conhecimento ali escrito. Seus 16 volumes se tornaram uma referência, e até hoje, agora com 18 volumes, pode ser encontrada na versão clássica, em papel e também em formato digital.

Reinventando-se

Após quase cindo décadas, a Barsa se reinventou no início dos anos 2000, entrando no então quase desconhecido mundo digital. Assim, foi incorporando tecnologias como CDs, DVDs, filmes e animações 3D. Pouco tempo depois, migrou para a internet, ocasião da criação do Portal barsa.com e o Projeto Barsa na Rede.

Mas por mais que tenha entrado com tudo na era digital, em 2012 a Editora Planeta afirmou que continuaria a publicar sua edição impressa, pois acredita que o impresso é a cultura de onde viemos e não pode ser abandonada. O ser humano está ligado a ele originalmente e esse link ainda é natural, de forma que coexistirá com o touch, os e-books, ibooks, epubs.

Barsa atual

A Barsa atual é uma plataforma editorial on-line que incorpora todos os verbetes de A a Z e conta também com textos de áreas como história e política, cultura, ciência, tecnologia, sociedade, além de textos e especiais e dossiês. Tais conteúdos são criados por intermédio de uma curadoria feita por redatores especializados que observam o mercado e selecionam informações. Além dos textos, a plataforma também integra imagens, vídeos, dados estatísticos, conteúdos interativos, tais como:

  • Dados estatísticos de todos os países com mais de 200 indicadores.
  • Linha do tempo: desde 300.000 a.C. até os dias atuais.
  • Museu virtual com mais de 800 obras.
  • Navegador visual: rede de conexões que permite uma navegação dinâmica entre os assuntos, com diversas possibilidades de pesquisa.
  • Atlas com 9 tipos de mapas, mais de 97 mil topônimos, opção de busca, escala de até 8 vezes, legenda, mapa-guia, régua para cálculo de distância, latitude e longitude e links para a enciclopédia.
  • Textos especiais com temas da atualidade e textos assinados de renomadas personalidades brasileiras, como: Oscar Niemeyer, Mayana Zatz, Moacyr Scliar, Ferreira Gullar, Otto Maria Carpeaux, Içami Tiba, Ruy Castro, Nei Lopes, Leon Cakoff, Viviane Senna, Martha Medeiros, entre outros.
  • Multimídia com mais de 2 mil vídeos, animações e interatividades com apresentação didática, e mais de 2 mil gráficos e tabelas.
  • Mais de 187 mil verbetes enciclopédicos.

Os olhares atuais da Barsa também estão voltados para formação do professor, que pode acessar conteúdos vinculados aos conceitos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse trabalho de ajuste de conteúdos oferece ao professor um conjunto de informações relevantes para o cotidiano, de forma que ele possa planejar suas aulas e potencializar o trabalho em sala de aula. A atualização frequente é acompanhada de fatos relevantes e conteúdo que se aprofunda nas temáticas de forma imparcial. Além disso, a Barsa cerca o aluno de informações, a fim de prepará-lo para ter uma visão de mundo de forma autônoma e abrangente.

Há quase setenta anos a Barsa continua sendo referência de informação e porto seguro dos pesquisadores, que continuam a consultá-la tanto no modelo impresso como na plataforma digital. Por isso, não custa reiterar o conselho: em caso de dúvida, procure na Barsa, a resposta estará lá!

Website: http://barsanarede.com.br

Artigo de