Edital do Fundo Baobá para artigos sobre filantropia para equidade racial pós-pandemia encerra-se em 12 de outubro

São Paulo, SP 1/10/2020 –

Serão selecionados até 20 artigos e seus autores vão receber R$ 2,5 mil cada um.
Livro bilíngue com publicações será lançado em 2021

Produção de conhecimento para a promoção da equidade racial no contexto pós-pandemia: esse é o objetivo da chamada para artigos promovida pelo Fundo Baobá para Equidade Racial. Serão selecionados até 20 artigos e seus autores vão receber verba de apoio no valor de R$ 2,5 mil cada. Para 2021, ano em que o Fundo Baobá completa 10 anos de fundação, uma edição eletrônica bilíngue (português-inglês) de um livro com os artigos será publicada. Porém o prazo para inscrições, que podem ser feitas no site do Fundo Baobá, está se encerrando: ele vai só até 12 de outubro.

“A pandemia está sendo um evento disruptivo sem precedentes, com efeitos mais perversos sobre a população negra e outros grupos marginalizados pela sociedade. É preciso entender as sequelas sociais que ela deixará e que precisarão ser abordadas pela filantropia negra”, explica Selma Moreira, diretora do Fundo Baobá para Equidade Racial. Nesse contexto, a chamada visa orientar as doações a serem realizadas pelo Fundo Baobá dentro do objetivo de proporcionar impacto social, fortalecendo a atuação de organizações e lideranças negras e, ao mesmo tempo, direcionar a captação. “A ciência e a academia têm papel fundamental nessa hora, nos ajudando a entender o que é urgente e o que é relevante nesse novo cenário”, completa.

A chamada, que integra o projeto Consolidando Capacidades e Ampliando Fronteiras e é realizada em parceria com a Fundação Ford, é aberta a especialistas, mestres e doutores com produção acadêmica concernentes às áreas priorizadas pelo Fundo Baobá para os seus investimentos programáticos. São elas: educação do ciclo básico à pós-graduação; população quilombola; juventude negra; racismo religioso; saúde da população negra e ciclo de vida; masculinidades negras; violência de gênero contra mulheres negras; violência de gênero contra lésbicas, gays, travestis, transsexuais, queers, intersex negrxs; violência racial: segurança cidadã; racismo ambiental; população negra, ciência e tecnologia; população negra e desenvolvimento econômico; população negra, comunicação e arte; população negra e memória.

A primeira etapa da seleção será de 26 de outubro a 10 de dezembro de 2020 e contará com o apoio de um grupo de pesquisadores com experiência comprovada na área e com título de doutor há pelo menos cinco anos para realizar análise crítica dos artigos. A lista final dos textos que irão compor a publicação será divulgada no site do Fundo Baobá até o dia 22 de fevereiro de 2021.

Website: https://pt.surveymonkey.com/r/Chamada_Artigos_Fundo_Baoba

Deixe seu Comentário
Artigo de