Estudantes aderem a ensino remoto pelo celular

30/9/2020 –

Pesquisa revela que quase 70% dos estudantes usam smartphone para acessar aulas e atividades escolares

Uma pesquisa realizada pela Conquista Solução Educacional com mais de 600 mil alunos de classe média de todas as regiões do Brasil revelou que 69% dos acessos de aulas on-line foram realizados por meio de um celular. Para a consultora pedagógica da Conquista, Ana Paula Menezes de Santana, o número alto de acessos via smartphone se dá, principalmente, pela falta de disponibilidade de aparelhos maiores na maioria dos lares. “Nós não esperávamos que o maior acesso fosse pelo celular, principalmente pelo tamanho da tela, mas quando começamos a receber os relatórios, vimos que tinha mais a ver com fato de que muitas famílias não têm computador ou notebook em casa – e quando tem, os pais estão utilizando para o trabalho, que agora se intensificou via home office”, interpreta a pedagoga.

Segundo o coordenador-geral do Centro de Tecnologia da Informação (CTI), da Universidade Positivo, Kristian Capeline, a grande vantagem do uso do celular é a mobilidade, que proporciona ao aluno assistir à aula de qualquer lugar – e mesmo em trânsito. O maior desafio, segundo ele, é conseguir manter o foco – e isso faz com que aumente a responsabilidade do estudante com o comprometimento. A dica do professor é que a tecnologia seja utilizada a favor do aprendizado, com softwares que ajudem a aprender e não os que ajudam a dispersar a atenção. “Horário de aula é momento de redes sociais fechadas”, ressalta. Ele indica o uso de alguns aplicativos de produtividade e de lembretes, como o Evernote e o Tomate.

Sobre a Universidade Positivo

A Universidade Positivo é referência em ensino superior entre as IES do estado do Paraná e uma marca de reconhecimento nacional. Com salas de aula modernas, laboratórios com tecnologia de ponta, mais de 400 mil m² de área verde no câmpus sede, a Universidade Positivo é reconhecida pela experiência educacional de mais de três décadas. A instituição conta com três unidades em Curitiba (PR) e uma em Londrina (PR) e mais de 70 polos de EAD no Brasil. Atualmente, oferece mais de 60 cursos de Graduação, centenas de programas de especialização e MBA, sete programas de mestrado e doutorado, além de cursos de educação continuada, programas de extensão e parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas. Além disso, tem sete clínicas de atendimento gratuito à comunidade, que totalizam mais de 3.500m². Em 2019, a Universidade Positivo foi classificada entre as 100 instituições mais bem colocadas no ranking mundial de sustentabilidade da UI GreenMetric. Desde março de 2020 integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Mais informações em www.up.edu.br

Website: https://universidade.up.edu.br/

Deixe seu Comentário
Artigo de