Abraços Virtuais no Pátio celebra o Dia da Não Violência com debates sobre equidade e respeito

25/9/2020 –

Evento gratuito e realizado pela primeira vez de forma on-line reúne Djamila Ribeiro, Jakson Follmann, Leandro Karnal e Ruth Manus

O Dia da Não Violência, em homenagem ao líder pacifista indiano Mahatma Gandhi (2/10/1869 – 30/01/1948), foi instituído pela ONU – Organização das Nações Unidas, em 2005, para reafirmar a “relevância universal do princípio da não violência e o desejo de garantir uma cultura de paz, tolerância, compreensão e não violência”.

Para celebração da data, o Shopping Pátio Higienópolis promove o “Abraços Virtuais no Pátio 2020”, que traz como temas equidade, inclusão, empatia, solidariedade e respeito, com o intuito de reforçar atitudes e ações de respeito e solidariedade ao próximo. O evento on-line ocorre em 2 de outubro.

As palestras e bate-papos acontecem ao longo do dia 2, pelo canal do YouTube https://www.youtube.com/PatioHigienopolisShopping. A participação é gratuita e  a abertura será às 11h, com a escritora Djamila Ribeiro.

A seguir, a programação completa:

11h – Djamila Ribeiro – Lugar de Fala e Racismo – Djamila Ribeiro é Mestre em Filosofia Política, coordenadora da coleção Feminismos Plurais e autora dos livros O que é lugar de fala?; Quem tem medo do Feminismo Negro? e Pequeno Manual Antirracista. Idealizadora do Selo Sueli Carneiro, foi palestrante nas principais universidades do mundo, entre as quais Harvard e Oxford. É também colunista na revista Elle Brasil e do Jornal Folha de S. Paulo.

15h – Ruth Manus – Mulheres Cuidam de Mulheres – Ruth Manus é advogada, professora e escritora. Mestre em Direito do Trabalho pela PUC-SP e pós- graduada em Direito Coletivo do Trabalho pela Università di Roma Tor Vergata, em Direito Europeu, pela Universidade de Lisboa e, em Processo do Trabalho, pela PUC-SP.  Mora desde 2014 em Portugal, onde termina seu doutorado em Direito Internacional pela Universidade de Lisboa. Foi colunista do Estadão por mais de quatro anos. Hoje, escreve para Observador (Portugal) e para a Revista Glamour (Brasil).

17h – Jakson Follmann – Valorização da Vida: Abrace seus Sonhos – Conversa e Pocket Show –  Jakson Follmann é um ex-futebolista brasileiro que atuava como goleiro. Embaixador da Chapecoense e do IPO (Instituto de Prótese e Órtese) de Chapecó, além de cantor. Follmann foi um dos seis sobreviventes da queda do voo LaMia 2933, em novembro de 2016. Por conta deste acidente, teve parte de sua perna direita amputada, o que impediu de continuar a carreira como goleiro profissional de futebol. Em setembro de 2017, recebeu Prêmio Brasil Mais Inclusão, pela Câmara dos Deputados. Em 2019, Follmann venceu o programa Popstar, mostrando sua versatilidade como cantor.

19h – Leandro Karnal – Cultura da Paz –  Leandro Karnal é historiador, doutor pela Universidade de São Paulo; ex-professor da UNICAMP por  25 anos, e escritor. Alguns de seus livros estão entre os mais vendidos no Brasil, como O Dilema do Porco Espinho e, o mais recente, Viver, a Que se Destina, em parceria com o filósofo Cortela. É colunista fixo do jornal O Estado de São Paulo e suas mídias sociais já alcançaram mais de 5 milhões de seguidores.

Deixe seu Comentário
Artigo de