Praias para passar um final de semana em Porto Belo/SC

Curitiba, PR 18/9/2020 –

As praias de Porto Belo são consideradas piscinas naturais, em virtude das águas calmas e transparentes.

O município de Porto Belo é reconhecido como a capital náutica de Santa Catarina. Como o próprio nome já diz, trata-se de um porto repleto de encantos derivados de sua configuração natural, isto é, uma baía com costões, praias e ilhas.

Faz parte da rota de inúmeros cruzeiros marítimos, do mesmo modo que dele saem, diariamente para passeios, lanchas, barcos, jet skis e veleiros.

A cidade oferece ao turista uma infraestrutura hoteleira de alto padrão e opções mais econômicas, como pousadas e campings. Apresenta intensa movimentação comercial de lazer e alimentação. Está próxima de outras cidades turísticas, entre as quais se destacam: Itapema, Bombinhas, Itajaí, Balneário Camboriú, Florianópolis e Penha (Parque Beto Carreiro World).

A seguir, uma lista com praias de Porto Belo para conhecer em um final de semana:

Ilha de Porto Belo

Com uma rica biodiversidade, de flora e fauna, dispõe de trilhas ecológicas entre a mata, bem como trilhas subaquáticas para observação da vida marinha. Além disso, há em seu interior pontos históricos para visitação como a igreja de Bom Jesus dos Aflitos (construída em 1814, pelos escravizados, com óleo de baleia), um sítio arqueológico com inscrições rupestres e o Eco-Museu Univali (cujo acervo conta com fósseis de cerca de 20 mil anos).

Praia Central

Também chamada de Praia de Porto Belo, é onde se localiza a sede do município. Como é protegida pelo território da Ilha, suas águas são bem tranquilas. Por essa razão, é bastante procurada para prática de esportes náuticos. Dela também saem, rotineiramente, escunas e barcos para passeio.

Devido à localização central, ao seu redor estão concentrados muitos restaurantes, bares, comércios, bancos, hotéis e pousadas, ou seja, a infraestrutura necessária para receber os visitantes.

Praia de Perequê

A Praia de Perequê é a maior em extensão da cidade. Bastante procurada e movimentada, está distante apenas 4 km do centro. Arborizada, conta com uma faixa de areia larga e o mar é aberto e calmo. Assim, ela é ótima para banhistas, mas também para praticantes de futebol de areia, frescobol, voleibol e esportes náuticos. A noite é igualmente agitada, devido à presença de casas noturnas que organizam baladas eletrônicas que vão até o amanhecer.

Praia do Caixa D’Aço

A praia está situada em uma enseada protegida, o que garante águas serenas, de coloração verde esmeralda, vegetação preservada ao redor e um cenário de costões rochosos. Localizada a 11 quilômetros do centro, para acessá-la é necessário percorrer uma trilha leve e rápida.

Forma um porto natural, sempre cheio de embarcações. Uma de suas atrações mais buscadas por turistas são os bares flutuantes, cujo funcionamento prevalece no verão, feriados e finais de semana.

Praia do Estaleiro

Para chegar à Praia do Estaleiro é preciso percorrer uma trilha de, mais ou menos, 10 minutos a partir da Praia do Caixa D’Aço. Pela característica de estar mais distante do centro, em geral, ela é mais frequentada por moradores e esparsos turistas.

O visual mais rústico compensa a distância. As águas são admiravelmente translúcidas, a vegetação nativa conservada e uma faixa de areia clara e fina.

Praia do Araçá

Ali vive uma comunidade de pescadores que buscam manter vivos os costumes açorianos (dos primeiros colonizadores). Manifestações populares como o Terno-de-Reis, Pau-de-Fita e Boi-de-Mamão são comuns nas datas festivas.

O mar é calmo, adequado para banho e a faixa de areia é mais diminuta e escura, frequentemente com barcos de pescadores atracados ou nas águas. A via de acesso é asfaltada e estreita, e não há muitas opções de estacionamento no local.

Porto Belo oferece outras possibilidades de passeios e de praias para os visitantes. Um final de semana é pouco para conhecer todas as belezas locais.

É importante lembrar que, por enquanto, prevalecem as regras de isolamento social. Mas esse período pode ser aproveitado, justamente, para planejar melhor as próximas viagens.

O Clube Candeias ajuda seus associados a organizarem, com segurança, as suas férias. O Clube dispõe de 35 unidades próprias espalhadas pelo Brasil (entre elas, em Balneário Camboriú, Piçarras, Barra Velha e Bombinhas), com valores econômicos, além de uma rede integrada com cerca de 500 mil opções em hospedagens pelo mundo.

Mais informações em https://www.clubecandeias.com/

Website: https://www.clubecandeias.com/

Deixe seu Comentário
Artigo de