Aplicativo de gestão usa inteligência artificial para melhorar a produtividade de operários da construção civil em até 15%

Fortaleza, CE 18/9/2020 – Olhando de uma forma mais macro, a gente já conseguiu aumentar em 10% a velocidade de produção global das obras

Tecnologias da Indústria 4.0 aplicadas ao planejamento e controle das obras possibilitam alavancar produtividade no canteiro e redução de custos na construção civil

O uso da tecnologia representa mais produtividade e informações em tempo real na construção civil, setor fundamental para a economia no pós-pandemia de Covid-19. Um aplicativo de gestão desenvolvido com pioneirismo no Ceará, o Agilean, pode ampliar em até 15% a produtividade dos operários, além de aumentar a velocidade de produção global das obras e reduzir o custo da construção civil.

O Agilean levou a Aval Tecnologia a ser uma das startups brasileiras selecionadas nesta semana para participar de missão virtual à Estônia. Apresentar soluções aplicáveis em larga escala e com potencial de abertura de operação em países da Europa foram os critérios considerados para a escolha realizada com apoio do Ministério das Relações Exteriores.

O aplicativo de gestão da construção civil permite o acompanhamento em tempo real de todas as etapas da obra e foi adotado por empresas de porte nacional, como a construtora Andrade Gutierrez. Os ganhos são facilmente mensuráveis, uma vez que o aplicativo foi desenvolvido com o know how de especialistas em gestão de obras que conhecem dificuldades e desafios enfrentados no cotidiano da construção civil.

“Com o Agilean a gente tem conseguido aumentar em 15% a produtividade das equipes. Olhando de uma forma mais macro, a gente já conseguiu aumentar em 10% a velocidade de produção global das obras”, explica o engenheiro André Quinderé, CEO da Aval Tecnologia. Tudo isso tem repercussão direta nos custos da obra, que podem ser reduzidos em até 6%. Os ganhos obtidos são calculados após análise de base de dados de obras acompanhadas com essa metodologia.

O fluxo de gestão da produção é simplificado com o uso da tecnologia. Assim, todos os dados a respeito da produção, tais como tarefas em execução, qualidade dos serviços, produtividade das equipes e tendências de obra, são facilmente disponibilizados em painéis interativos.

Inovação
André Quinderé ressalta ainda que a plataforma faz uso, com pioneirismo no setor, da inteligência artificial e acompanha cada obra por meio de estações de trabalho instaladas no canteiro, que mostram dados em tempo real. A tecnologia utilizada é um exemplo de aplicações de ferramentas da indústria 4.0 na construção civil.

O potencial de inovação foi reconhecido com a seleção da Aval Tecnologia entre 50 startups brasileiras, apenas duas cearenses, para participar de Missão Digital entre 21 e 25 de setembro organizada pela empresa Estônia Hub em conjunto com a Embaixada do Brasil e o Programa de Diplomacia da Inovação do Itamaraty. Participantes poderão interagir em formato totalmente online com os palestrantes e obter oportunidades que a Estônia pode oferecer. A Estônia, localizada no norte europeu e com um governo quase 100% digital, é uma das nações mais tecnológicas do mundo e referência para experiências de inovação.

Metodologia

O aplicativo Agilean tem como referência a metodologia lean, forma de gerenciamento conhecida mundialmente para evitar por exemplo desperdícios com tempo, custos e mão de obra. Dessa forma, os recursos utilizados são apenas os estritamente necessários para realizar determinado trabalho, etapa ou processo. “O Agilean é um investimento com um retorno elevado devido à otimização que ele proporciona na gestão da produção, na produtividade dos operários, qualidade do trabalho e no custo de mão de obra”, ressalta André Quinderé.

A inovação inerente ao uso do aplicativo também é fruto do investimento em pesquisa. A iniciativa contou com cooperação de pesquisadores do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFCE) e com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), além de investimentos oriundos de edital de inovação da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Website: https://www.agilean.com.br/

Deixe seu Comentário
Artigo de