Alunos e professores da Uniube criam site de informações sobre o Coronavírus

Uberlândia – MG 16/9/2020 –

O site “Natillus” é uma iniciativa do projeto de extensão Fábrica de Software e do curso de Engenharia da Computação

O acesso facilitado à internet favorece a busca de informações e nesta pandemia não tem sido diferente. Porém, a grande quantidade de conteúdo espalhado na rede, sem critérios de apuração, ou divulgado por fontes confiáveis, pode ser confusa e prejudicial para a população. Preocupados com isso, alunos e professores ligados ao projeto de extensão “Fábrica de Software” da Universidade de Uberaba (Uniube) criaram o Natillus, um site que concentra dados e informações educativas sobre a Covid-19.

A página criada no primeiro semestre reúne conteúdos sobre prevenção, sintomas, tratamento, dicas de higienização, autodiagnóstico, atendimento médico e mapas com dados reais por cidades e estados do Brasil. Segundo a professora Luciene Chagas, dentro da Universidade é possível gerar tecnologia para a comunidade externa, empresas e/ou comunidade em geral. Dessa forma, ela trabalha para além dos muros, o que favorece a democratização do conhecimento acadêmico.

O acadêmico do 7º período do curso de Engenharia da Computação, Carlos Soares, é um dos nove alunos da Uniube Uberlândia que participam do desenvolvimento do Natillus. O site foi o projeto final dele na disciplina Linguagens para Internet II. Carlos ficou responsável pela formulação do teste on-line que os usuários preenchem para detectar a possibilidade de estarem infectados e do chat pelo qual é possível conversar diretamente com o médico da equipe.

Apesar de ser a primeira vez trabalhando na área de desenvolvimento web, ele conta que conseguiu aplicar de forma prática e funcional os conhecimentos adquiridos na Universidade. “O trabalho em equipe e a divisão das tarefas, realizados a distância com reuniões semanais por videoconferência, foram de suma importância para a boa realização do projeto”, explica o estudante.

Fábrica de Software

O projeto Fábrica de Software foi idealizado no final de 2019 pelos alunos de Iniciação Científica do curso de Engenharia de Computação da Uniube em parceria com a professora Luciene Chagas. Ele surgiu diante da alta demanda do mercado de Tecnologia da Informação. Por meio de artefatos tecnológicos e serviços de Tecnologia da Informação, o projeto contribui para o desenvolvimento e crescimento urbano, além de incentivar o empreendedorismo e a inovação tecnológica. Para a professora Luciene, o que motiva os alunos a participarem do Natillus é a oportunidade de trabalhar em um projeto real e colocá-lo em prática.

Website: http://www.uniube.br

Artigo de