Live discute o uso de TikTok em campanha e interesse de conteúdo por parte dos eleitores

Brasil 15/9/2020 –

Para marcar o lançamento do livro “Quem é o eleitor conectado? Análises segmentadas e ferramentas de comunicação para campanhas políticas”, a escola de comunicação e marketing político Presença Online realiza, entre os dias 15 e 22 de setembro, a Semana Eleitor Conectado, buscando contribuir para o avanço da discussão sobre o tema e profissionalização do mercado.

Entre os dias 15 e 22 de setembro, a escola de comunicação e marketing político Presença Online, realiza a Semana Eleitor Conectado. O evento, on-line e gratuito, traz especialistas para discutir temas e estratégias para a campanha eleitoral de 2020, baseados em estudos segmentados da pesquisa Eleitor Conectado.

Dentro da programação será realizada uma live por dia com os autores do livro “Quem é o eleitor conectado? Análises segmentadas e ferramentas de comunicação para campanhas políticas”, disponível para download a partir do dia 15 de setembro.

O livro é resultado da colaboração de profissionais da área de marketing e comunicação política, todos alunos da Presença Online. Ao todo são 14 artigos com análises segmentadas sobre comportamentos, consumo de mídia e tendências do eleitor conectado. Conteúdos que buscam contribuir para o avanço da discussão sobre o tema e profissionalização do mercado.

Organizado pelas pesquisadoras Maíra Moraes e Gisele Pimenta, obra estrutura-se em dois eixos. O primeiro, conjuntural, indica circunstâncias específicas do contexto político-eleitoral brasileiro com potencial de impactar a dinâmica das próximas eleições. Já os artigos distribuídos ao longo do segundo eixo da obra, intitulado Ferramentas e estratégias de comunicação, concentram esforços em diagnósticos e orientações de usos das mídias sociais e digitais para as campanhas políticas.

A Semana Eleitor Conectado tem a mediação da pesquisadora da Universidade de Brasília Maíra Moraes, coordenadora do Comitê Científico da pesquisa nacional.

Acompanhe as lives da Semana Eleitor Conectado

15/09 (19h30) – Conteúdo: o que os eleitores querem X o que as campanhas entregam, com Marcelo Vitorino

O professor de comunicação e marketing político Marcelo Vitorino inaugura essa perspectiva para lançar luz aos interesses dos eleitores sobre os conteúdos produzidos e divulgados pelos candidatos, discutindo as diferenças entre os eleitores nos espectros ideológicos, disposição para doação de recursos financeiros para as campanhas, entre outras análises.

Sobre Marcelo Vitorino

Professor da Presença Online, Marcelo Vitorino é um dos pioneiros no uso de ferramentas digitais em campanhas políticas no Brasil. Antes de entrar no campo do marketing digital, Vitorino atuou em campanhas tradicionais e na organização de militâncias partidárias desde o ano 2000, o que o torna um profissional com conhecimento de campo político-partidário, além do conhecimento em marketing e de tecnologia.

15/09 (20h) – Como o TikTok pode contribuir para a comunicação política?, com Samara Castro

A advogada Samara Mariana de Castro lança seu olhar estratégico para uma ferramenta ainda pouco explorada no país, o TikTok. Segundo o artigo, que apresenta dados sobre o perfil dos usuários, sobre o funcionamento da plataforma e sobre como ela deve ser usada, o diferencial dessa rede social é apresentar uma visão de mundo por meio da linguagem acessível do vídeo curto, animado e escalável. Assim, quem optar por agregar o TikTok às campanhas políticas pode ter mais um instrumento para prever tendências e conhecer seu eleitor.

Sobre Samara Mariana de Castro

Advogada, vice-presidente da Comissão de Proteção de Dados e Privacidade da OAB-RJ, membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-RJ, membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP) e diretora da Pólen MediaTech.

Saiba mais sobre a Programação Completa da Semana Eleitor Conectado no site do evento.

Website: https://eleitorconectado.com.br/live/

Artigo de