Como se preparar para o novo mercado de trabalho

Aracaju, SE 10/9/2020 – O que esperar do novo mercado de trabalho e como se preparar para estar apto e em plena concorrência

Com suas raízes fincadas no mundo digital, o novo mercado de trabalho será cada vez mais pautado por novas tecnologias. Tais mudanças, desde já, têm impactado no comportamento das pessoas e funcionamento das organizações de modo geral.

O que esperar do novo mercado de trabalho e como se preparar para estar apto e em plena concorrência. Essa é uma questão muito importante que deve ser levada em conta por quem pretende alcançar o sucesso profissional nessa nova realidade.

Com suas raízes fincadas no mundo digital, o novo mercado de trabalho será cada vez mais pautado por novas tecnologias. Tais mudanças, desde já, têm impactado no comportamento das pessoas e funcionamento das organizações de modo geral. 

É certo, que para estar apto a competir no novo mercado será preciso se preparar e isso vai além de um bom currículo. Este, inclusive, deverá ser acompanhado por algumas habilidades, que farão toda diferença na hora da contratação.

Flexibilidade e criatividade são algumas dessas habilidades necessárias. No contexto atual da pandemia da Covid-19, elas se mostraram essenciais e capazes de solucionar inúmeras questões. Porém, antes mesmo da pandemia, elas já eram consideradas tendências no mundo corporativo.

É válido destacar que a pandemia da Covid-19 acelerou diversos processos que segundo pesquisas seriam alcançados no futuro. Um bom exemplo foi o “boom” da criação de novos e-commerces durante a pandemia, clique aqui para saber mais. 

A força de trabalho no novo mercado de trabalho 

Por muito tempo, os filmes de ficção científica anunciaram um futuro no qual as máquinas substituiriam a força de trabalho humana. Entretanto, a automação tomou conta, sim de muitos setores, porém majoritariamente daqueles que consistiam na execução de movimentos repetitivos e na análise de dados em massa.

É preciso ressaltar, que alguns comportamentos humanos ainda são insubstituíveis, alguns deles são: simpatia, empatia e criatividade. Portanto, a inteligência emocional do ser humano torna-se um fator extremamente importante quando o assunto é o futuro da força de trabalho.

3 Tendências do novo mercado de trabalho

Num mundo onde as tecnologias pautam as ações das empresas e moldam a rotina das pessoas, algumas tendências podem ser identificadas e novos padrões podem ser traçados.

Home office

A tecnologia e suas funcionalidades tornaram possível o trabalho remoto. Unindo pessoas através de aplicativos, por chamadas de vídeo e chats, foram evidenciadas as vantagens desse modelo de trabalho.

Essa tendência ganhou força com o advento da pandemia da Covid-19, pois nesse período de extrema adaptação, essa foi a única opção para milhares de empresas ao redor do mundo.  

Conhecimento EAD

Quando o assunto é economizar tempo e adquirir conhecimento e qualificação, é impossível não entrar no assunto dos cursos on-line. De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) em parceria com a Insights, até 2022, o número de alunos do Ensino Superior estudando na modalidade a distância será maior que na presencial.

Autogestão 

Essa se aplica devido à flexibilização do trabalho, uma vez que a liberdade trazida pela tecnologia traz a necessidade do controle do desempenho profissional. Lado a lado com estruturas colaborativas, essa autogestão dará mais autonomia aos trabalhadores para que eles mesmos controlem seu desempenho.

Propósito

No novo mercado de trabalho, para reter talentos, apenas um bom salário não será suficiente. A tendência é que transmitir um propósito e uma missão faça muito mais sentido. Os colaboradores deverão abraçá-los, caso estejam em linha com seus ideais e dessa forma haverá mais sintonia e efetividade nas ações de cada profissional.

É preciso levar em conta as diversas mudanças que estão porvir e se preparar para elas. Afinal, quando o perfil das vagas muda, é necessário acompanhar o ritmo. Nesses casos, adaptação e investimento em novas habilidades são muito importantes. 

E para fazer isso enquanto economiza dinheiro, os cupons de descontos são ótimos aliados. No site CumpomGratis.Net é possível encontrar descontos em cursos de marketing digital, uma das áreas mais apresentam crescimento no ano de 2020. 

É possível investir em capacitação agora mesmo, a partir de qualquer lugar. Essa é mais uma das vantagens das tecnologias. 

Website: https://www.cupomgratis.net

Artigo de