Abordagem multiprofissional na reprodução assistida integra discussão científica do CBRA 2020

10/9/2020 –

O Congresso está confirmado para o período de 1º a 3 de outubro e será totalmente gratuito para sócios da Sociedade Brasileira de Reprodução Assistida (SBRA), da Associação Brasileira de Embriologistas (PRONÚCLEO) e da Red Latinoamericana de Reproducción Asistida (REDLARA).

De acordo com o presidente do CBRA 2020, Roberto Antunes, as inscrições seguem abertas, a grade científica do evento está sendo finalizada e deverá ser anunciada em breve pela comissão organizadora. “Ajustamos a programação para oferecer uma experiência on-line da maior qualidade possível. Teremos palestras e mesas dinâmicas contando com palestrantes mundialmente reconhecidos. O evento será imperdível!”, informa.

Antes da programação oficial do Congresso, os profissionais participarão de debates e palestras que ocorrerão durante o pré-congresso, realizado no dia 1º de outubro. Psicólogos de várias abordagens e teorias psicológicas irão debater a importância da sua participação no tratamento de reprodução assistida durante o Simpósio de Psicologia em Reprodução Assistida.

Cabe ao psicólogo viabilizar um espaço de escuta e de acolhimento em torno das dificuldades emocionais, das elevadas expectativas, além de realizar atendimentos individuais, aos casais, à família, a seus pares e às pessoas que buscam tratamentos de reprodução assistida. Segundo a psicóloga creditada pela SBRA, Márcia Gusmão, o evento será um momento importante para a discussão dos aspectos emocionais que estão presentes na vida daqueles que buscam a reprodução assistida como forma de realizar o desejo de ter um filho. “Em função da pandemia, a programação foi totalmente reformulada e direcionada para assuntos relacionados ao momento, tais como temas ligados às idealizações e frustrações das famílias que precisaram adiar os tratamentos”, explica.

Para a profissional, que divide a coordenação do Simpósio este ano com a psicóloga Rose Melamed, ele é indicado para psicólogos e para outros profissionais interessados ou envolvidos na área, tais como médicos, biólogos, enfermeiros e embriologistas. “Será um importante momento para trocar experiências e analisar os aspectos psicológicos que estão trazendo às famílias inquietações e frustrações diante do adiamento dos seus projetos parentais nesse momento difícil que estamos passando. O evento também contribuirá para as discussões sobre as questões emocionais e as interfaces que ocorrem dentro do corpo clínico dos centros de reprodução humana”, ressalta.

Programação – A agenda do pré-congresso também terá o Simpósio de Reprodução Assistida em Enfermagem. Segundo a enfermeira e coordenadora da Comissão de Ética e Pesquisa de Enfermagem da SBRA, Carolina Kimati, o evento é direcionado a estudantes de enfermagem e profissionais que atuam em Reprodução Assistida ou que tenham interesse na área. Ela também acredita que as discussões ocorridas durante o pré-congresso são fundamentais para a troca de conhecimento entre os profissionais.

“Nós temos muito orgulho de mantermos todos os anos, o evento de enfermagem dentro da grade do CBRA, porque trata-se de um excelente momento para discutirmos temas relacionados à prática da assistência de enfermagem, com foco no profissional e na qualidade do atendimento ao paciente que procura os centros de reprodução assistida”, explica.

Na programação, constam ainda cursos de administração de clínicas e inovações para o laboratório. O curso de “Gestão inovadora e tendências no mercado de Reprodução Assistida” abordará temas voltados para médicos, empreendedores, administradores e demais profissionais que tenham interesse no assunto. “Vamos discutir assuntos atuais e de relevância, que contemplarão desde o mercado nos dias de hoje e suas perspectivas, como a qualidade e a experiência do paciente, assunto novo e de muito destaque no momento”, explica a coordenadora geral do curso, Magda B. Bertochi.

Já o curso de IVF Tech & Routine Update visa apresentar as novidades do mercado para o laboratório de reprodução assistida. Ele é indicado para embriologistas e profissionais que desejam conhecer as aplicações clínicas e obter atualizações sobre as novas tecnologias empregadas nos laboratórios de FIV. “A área de pesquisa em reprodução humana avança em ritmo acelerado, por isso, é de fundamental importância que os profissionais estejam sempre antenados com as novidades que surgem na área”, ressalta o embriologista e coordenador do curso, Ivan Henrique Yoshida.

Inscrições: https://cbra2020.com.br/inscricao/
Assista ao vídeo gravado pelo presidente do CBRA 2020, Dr. Roberto Antunes.
Acompanhe as novidades sobre o CBRA 2020 no site do evento: cbra2020.com.br
Serviço: XXIV Congresso Brasileiro de Reprodução Assistida
Data: 1º a 3/10/2020
Local: Plataforma virtual, a ser definida.

Website: https://sbra.com.br/noticias/confirmado-para-outubro-cbra-2020-sera-online/

Deixe seu Comentário
Artigo de