Qual a importância de uma alimentação equilibrada para uma vida saudável?

São Paulo, SP 3/9/2020 – “Cada nutriente tem sua função e tudo o que consumimos desempenha um papel fundamental no corpo.

Dia 31 de agosto é o Dia do Nutricionista, responsável por indicar uma alimentação balanceada de acordo com cada corpo e propósito. Cansaço, infecções e outros problemas, podem ser relacionados aos alimentos que são consumidos na dieta diária. Com a ajuda do profissional, é possível ter uma alimentação mais nutritiva que ajuda o organismo a ter um bom funcionamento e, consequentemente, uma vida mais saudável.

“Cada nutriente tem sua função e tudo o que consumimos desempenha um papel fundamental no corpo. O cálcio ajuda a fortalecer os ossos, o ferro é bom para o sangue, a água transporta os nutrientes e assim por diante. Por isso é importante consultar um profissional adequado para traçar uma dieta equilibrada para suprir todas as deficiências do organismo”, ressalta a nutricionista Maria Eduarda Caetano.

De acordo com dados levantados pela Kantar Worldpanel, 27% dos lares brasileiros declaram ter feito mudanças na alimentação, aumentando o consumo de frutas, sucos naturais e diminuindo o consumo de carne vermelha, açúcar e refrigerante, por exemplo.

A importância para o corpo ao se ter uma boa nutrição:

Mais disposição e bem-estar: optar por uma alimentação adequada e equilibrada permite melhorar a energia do organismo. Isto possibilita mais disposição e evita o estresse e a fadiga. Se perceber alguns dos indícios, como a falta de energia, é recomendado visitar um profissional de nutrição. A falta de algum nutriente pode ser a causa dos sintomas. Escolha alimentos como frutas, mel, ovos, água de coco.

Prevenção de doenças: uma alimentação equilibrada com nutrientes importantes para o bom funcionamento do corpo previne doenças cardiovasculares, câncer, obesidade e gastrite, por exemplo. Manter uma dieta adequada e praticar atividades físicas também melhora a concentração e memorização. Alimentos como vegetais verde-escuros, abacate e grãos integrais são recomendados na dieta.

Imunidade: mecanismo de defesa natural do corpo, o sistema imunológico é ligado diretamente ao que é consumido durante as refeições. Responsável por detectar e combater agentes nocivos ao organismo, aliado a uma balanceada alimentação, mantém a proteção do corpo em alta e evita doenças em decorrência da baixa imunidade. Oleaginosas, frutas cítricas, óleo de coco, e vegetais verde-escuros ajudam a defesa do corpo.

Envelhecimento saudável: para cada fase da vida existem orientações nutricionais específicas que trazem benefícios ao longo dos anos. As alterações fisiológicas são comuns e levam a situações como a perda de peso, fadiga muscular e sistema imune vulnerável. Devido ao envelhecimento das células, algumas adaptações na alimentação precisam acontecer, como a suplementação de minerais e vitaminas. Frutas, legumes e oleaginosas são recomendadas sempre aliada a prática de atividades físicas.

Regulação do intestino e sono: a alimentação saudável é rica em fibras e por este motivo permite a regulação do intestino e ajuda aqueles com constipação, conhecida popularmente como prisão de ventre. Manter a hidratação e evitar produtos com alto teor de gorduras saturadas também regulam o intestino. O consumo correto dos alimentos e na quantidade adequada para cada organismo garante a boa qualidade do sono. Apostar em grãos integrais, farinha de coco e camomila auxiliam com a regulação do sono e do intestino

Website: http://www.copraalimentos.com.br/

Artigo de