Fisioterapeuta promove Funcionalidade Muscular com exercícios na areia

Devido à pandemia, várias pessoas estão em home office e, com o aparecimento de novas dores, aumentou a procura de exercícios sem impacto para tratá-las. Nas palavras da fisioterapeuta Ariane, “como nosso trabalho é voltado para melhorar a qualidade de vida, o exercício ao ar livre nessa época é uma das preferências”. Esta modalidade, que nada mais é do que uma “adaptação” do treinamento funcional convencional, a qual inaugurou em 2015 a Beach Training Indoor”, e seu grande diferencial em relação à prática que envolve milhares de pessoas nas praias de todo Brasil, é que a areia é esterilizada semanalmente.

Desenvolvedora da própria metodologia Funcional Fit Pilates, que envolve várias modalidades, inclusive o Funcional na areia, sendo exercícios próprios para mulheres, com movimentação segura e sem impacto. A fisioterapeuta ajuda mulheres a se manterem saudáveis, por meio de uma série de exercícios que se diferencia da atividade física convencional. Com auxílio de uma equipe formada por educadores físicos e nutricionista, as alunas alcançam, ainda mais, seus objetivos na busca pelo corpo ideal. “Os movimentos são de baixo impacto e os exercícios são específicos para estimular o corpo feminino, prevenindo e tratando lesões”, explica.

Essa Metodologia é baseada em quatro etapas: adaptação, força, ganho de fibras e resistência à fadiga. O grande segredo está na última fase (resistência à fadiga), que faz parte de todas as sequências de exercícios da “Beach Training Indoor” (Espaço que fica dentro do Studio que tem outras modalidades também).

Uma pesquisa publicada pelo Journal of the American Medical Association (JAMA) mostra que mesmo adultos fisicamente ativos tendem a apresentar piora no metabolismo após diminuírem o número de passos diários em um período curto de tempo.

O estudo norte-americano avaliou as alterações metabólicas em homens que, por duas a três semanas, diminuíram a quantidade de passos diários de 6 mil a 10 mil para até 1,5 mil. Como consequência da falta de atividade física, os homens avaliados apresentaram diminuição da sensibilidade à insulina, piora do metabolismo lipídico pós-prandial e perda de massa muscular com aumento de gordura visceral.

Portanto, o método criado pela fisioterapeuta prioriza devolver a funcionalidade muscular para cada pessoa, ao invés de trabalhar com o treinamento funcional propriamente dito. “As atividades desenvolvidas na areia aumentam a potência de músculos nunca trabalhados antes. Quando aplicado de forma correta, traz milhares de benefícios”, enfatiza Ariane.

Benefícios dos exercícios na areia

O grande diferencial do treinamento funcional na areia é o piso irregular, que estimula mais a propriocepção e torna os movimentos mais difíceis de serem feitos. A areia, por si só, já traz uma dificuldade muito mais elevada do que um piso regular, por isso, é comum usá-la para implemento de intensidade em determinados exercícios.

No caso do treinamento funcional na areia, há um forte elemento para os movimentos de ordem mais metabólica, ou seja, para quem busca emagrecimento ou definição muscular, esse tipo de treinamento será muito interessante. “Isso não significa que não possamos ter bons rendimentos de força e explosão na areia. Basta usarmos alguns ajustes e, em determinados casos, acessórios. Tudo depende da forma como a sequência é conduzida e, principalmente, de seus objetivos”, diz a especialista.

De forma geral, é possível listar os principais benefícios da atividade na areia:

– Melhora da condição cardiorrespiratória;

– Melhora da resistência muscular localizada;

– Melhora da coordenação motora;

– Aprimoramento da propriocepção e equilíbrio;

– Aumento da lipólise.

Para Ariane, é comum encontrar pessoas fazendo funcional na areia sem os devidos cuidados que a prática exige. “É importante entender que esse tipo de atividade não pode ser encarado como ‘recreação de verão’ e que uma má conduta pode trazer muitos malefícios para sua saúde ao realizar a prática nos horários de sol excessivo, por exemplo”, conclui.

Website: https://www.funcionalfitarianerusso.com.br/

Deixe seu Comentário

Redação Sampa