Portal Sorocaba em Foco está arrecadando fundos para o “aquecidos, e não esquecidos” em Sorocaba

Sorocaba-SP 1/9/2020 – Segundo Jefferson, o portal Sorocaba em foco está buscando parcerias para o projeto, pois são muitas as pessoas em situação de rua na cidade de Sorocaba

O portal Sorocaba em Foco está arrecadando fundos para o “aquecidos, e não esquecidos “, a ação começou no último dia 24/08 através de uma vaquinha virtual para arrecadação de fundos para aquisição de cobertores, toucas e luvas para pessoas em situação de rua. O “Aquecidos, e não esquecidos”, visa arrecadar fundos para amparar aqueles que são “esquecidos”, para que tenham no mínimo um cobertor para se proteger nos dias frios.

Diante do frio intenso, os moradores de rua improvisam para se proteger do frio, basta andar pelo centro da cidade, e ver muitos se protegendo do frio com pedaços de plásticos, papelão e até jornal, são algumas das alternativas que encontram, já que não há recursos.

A arrecadação de fundos está sendo mediante um vaquinha virtual, criada em um plataforma, onde a pessoa interessada em fazer alguma contribuição acessa o site, insere alguns dados como e-mail, telefone, escolhe o valor a ser doado e escolhe o meio de pagamento, podendo a doação ser feita por cartão de crédito , boleto, Paypal ou Picpay.

Equipes de assistência social da prefeitura de Sorocaba até ajudam pessoas nesta situação , porém, não é suficiente, pois muitas dessas pessoas se recusam a deixar as ruas, mesmo sendo apenas para dormir em um abrigo cedido pela prefeitura.

Segundo Jefferson Fernando, responsável pela ação, o portal Sorocaba em foco está buscando parcerias para o projeto, pois são muitas as pessoas em situação de rua na cidade de Sorocaba. De acordo com o portal de notícias de Sorocaba, atualmente existem cerca de 850 pessoas em situação de rua na cidade.

Outras ações também serão tomadas para aumentar a arrecadação, principalmente de agasalhos. Serão disponibilizadas algumas caixas em alguns pontos da cidade para doações de agasalhos.

Momento difícil devido a pandemia

O frio chega em um momento em que a pessoas em situação de rua, devido à pandemia do novo Coronavírus, estão mais sucessíveis à fome, frio e principalmente ao vírus da Covid-19.

Além da prefeitura, muitos munícipes ajudavam moradores de rua, seja na doação de cobertores, agasalhos e principalmente comida, mas, diante da pandemia do novo Coronavírus e o isolamento social imposto pelo governo na tentativa de diminuir o avanço da doença, a ajuda aos moradores de rua diminuíram, talvez pelo fato de muitos munícipes, assim como está acontecendo no Brasil e no mundo todo estão impedidos de trabalhar, pois grande parte, dependem do comércio para trabalhar, sendo como lojistas ou pessoas que trabalham de modo informal. Sorocaba agora avançou da fase laranja para a fase amarela, onde o comércio não essencial pode funcionar, além disso, foi aumentada a permanência de abertura de 6 horas para 8 horas.

Queda da temperatura na cidade

Nesta época do ano é normal a temperatura cair, as pessoas tiram os cobertores mais quentes do fundo do guarda roupa para se aquecerem nos dias mais frios, mas e eles?

As pessoas em situação de rua não tem escolha, nos períodos de queda da temperatura eles precisam improvisar para se proteger nos dias frios, em que a temperatura chega a 5° C.
Segundo informações da Defesa Civil estadual, as temperaturas mínimas podem variar de 5°C a 10°C nos próximo dias na cidade de Sorocaba. Temperaturas baixas aumentam os riscos para quem tem doenças respiratórias ou vive em situação de rua.
Além disso, a Defesa Civil também emitiu um alerta de perigo potencial para o acumulado de chuva em várias cidades do estado de São Paulo, dentre elas, Sorocaba.
Conforme o Inmet, deve chover entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, dificultando ainda mais a vida dos moradores de rua.

Doações

O Sorocaba em foco está mapeando os pontos em que há maior concentração de moradores de rua, antes a região central da cidade era o ponto principal, mas de uns anos pra cá eles estão em vários pontos da cidade.
“Assim que tivermos os recursos necessários para aquisição dos cobertores, luvas e meias iremos organizar uma equipe e fazer a entrega, caso não consiga atingir a meta de doações que é de R$5.500, iremos adquirir os produtos com o que tivermos arrecadado até o momento. O valor arrecadado, está em 6% até o momento”, disse Jefferson.

Aos que tiverem interesse em contribuir com o projeto, podem entrar em contato pelo WhatsApp do portal Sorocaba em foco, (15)99793-0920.

Website: https://sorocabaemfoco.com

Deixe seu Comentário
Artigo de