Webinar “A Digitalização da Logística como porta de entrada no futuro” reuniu grandes nomes do setor e trouxe insights para o presente e futuro

São Paulo 31/8/2020 –

No dia 12 de agosto, aconteceu o webinar “A Digitalização da Logística como porta de entrada no futuro” que despertou o interesse do público por reunir grandes nomes da logística brasileira, sendo eles:

  • Antônio Galvão Naclério Novaes (Professor Titular Aposentado UFSC)
  • Antonio Wrobleski (Presidente do Conselho da Pathfind)
  • Orlando Fontes Lima Júnior (Professor Titular na UNICAMP)
  • Pedro Moreira (Presidente da ABRALOG)
  • Mediador: Dmontier Pinheiro Aragão Junior (Doutor em Engenharia de Produção | UFSC)

Organizado pelo Laboratório de Tecnologias Inovadoras da UFC (Universidade Federal do Ceará) em parceria com o Laboratório de Aprendizagem em Logística (LALT), da Unicamp,  e apoiado pela Pathfind, empresa que oferece soluções em tecnologia para otimização de rotas e vendas, o webinar trouxe luz a temas relevantes para logística no Brasil durante e pós-pandemia. 

O tema foi apresentado em uma breve introdução por Antonio Wrobleski, Presidente do Conselho da Pathfind e Conselheiro da BBM, que também traz no currículo ter sido Presidente da Ryder do Brasil e Diretor da DHL. 

Em sua introdução, Wrobleski  falou sobre as ondas da logística no Brasil, compartilhando um pouco sobre sua trajetória na área, que acompanha essas ondas nos últimos 30 anos. 

Na década de 1990, por exemplo, com o que ele chama de a “Descoberta do Brasil pelas multinacionais”, o país vive um momento  de expansão iniciado pela Ryder que despertou o interesse das empresas para as novas tecnologias, na época o TMS. 

Hoje o Brasil vive um momento parecido já que a digitalização das empresas e a expansão do e-commerce, principalmente durante a pandemia, fez com que as empresas voltassem seu olhar para tecnologia, otimização e análise de dados. 

De acordo com relatório recente da Stifel, a pandemia criou uma significativa disrupção tecnológica na logística, com impactos de curto e longo prazo, como mudanças no comportamento de consumo, mudanças na estrutura da cadeia de suprimentos e urgência de tecnologia e uso de dados.

A introdução de Antonio Wrobleski foi complementada por perguntas elaboradas pelo mediador Dmontier Pinheiro Aragão Junior (Doutor em Engenharia de Produção | UFSC).

Antônio Galvão, Professor Titular Aposentado da  UFSC, falou sobre inovação disruptiva, Supply Chain, IoT e internet 5g;

Orlando Fontes Lima Júnior, Professor Titular na UNICAMP, falou sobre o que realmente é Data Science e como a pessoas enxergam, além de falar também sobre a importância da tecnologia e torre de controle para decisões com base em  dados;

Pedro Moreira, Presidente da ABRALOG, falou sobre  e-commerce, tecnologia como aliada das empresas e a importância do feedback das empresas para que as tecnologias sejam cada vez melhor aproveitadas. 

Em resumo, as palavras de ordem do webinar são:

  • Planejamento;
  • Investimento em tecnologia para análise de dados;
  • Análise de Dados para guiar decisões;
  • A empresa em suas mãos;

Ainda é possível acessar a gravação do Webinar na íntegra acessando o site da Pathfind!

 

Website: http://www.pathfind.com.br

Artigo de